Políticas Educativas: gestão, organização e avaliação
Ementa: Analisa as políticas educativas sob o enfoque da gestão da educação e dos processos educacionais e suas interfaces com o trabalho docente.Debate e relaciona a organização da educação nos seus diferentes contextos com a legislação em todos os níveis federativos. Explora as concepções subjacentes às práticas avaliativas na educação e reflete sobre seus impactos na gestão educacional e escolar e no trabalho educativo.
Bibliografia Básica
AFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. 4. ed., São Paulo: Cortez, 2009.
CORREA, B. C.; GARCIA, T. O. Políticas educacionais e organização do trabalho na escola. São Paulo: Xamã, 2008.
DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação no Brasil: novos marcos regulatórios? São Paulo: Xamã, 2009.
LIMA, L. A escola como organização educativa. São Paulo: Cortez, 2011.
SAVIANI, D. PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação – Análise crítica da política do MEC. Campinas, SP: Autores Associados. 2009.
Bibliografia Complementar
FRANÇA, M. & BEZERRA, M. C. (Orgs.). Política educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília: Liber, 2009.
GANZELI, Pedro (Org.). Reinventado a escola pública por nós mesmos. Campinas, SP: Alínea, 2011.
HYPÓLITO, A. M.; GANDIN, L. A. Educação em tempos de incertezas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. Organização do ensino no Brasil. São Paulo: Xamã, 2002.
LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2006.
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