EPISTEMOLOGIA DA PESQUISA EDUCACIONAL
Ementa: Estuda os conceitos fundamentais que integram a prática da pesquisa em educação, abordando-os sob os níveis: ontológico, epistemológico, metodológico e técnico. Apresenta subsídios para a elaboração de projetos de pesquisa, segundo a visão das modernas epistemologias que norteiam a produção científica na área das Ciências Humanas e Sociais.
Bibliografia Básica:
ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001. DEMO, P. Conhecimento moderno: sobre ética intervenção no conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1997. FAZENDA, I. Novos enfoques da pesquisa educacional. 2 ed., São Paulo: Cortez, 2002. GAMBOA, S. S. Fundamentos para la investigación educativa: presupuestos epistemológicos que orientan al investigador. Santa Fé de Bogotá: Cooperativa Editorial Magistério, 1998. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação: o positivismo, a fenomenologia, o marxismo. São Paulo: Atlas, 1995.
BibliografiaComplementar
BOOTH, W. C.; COLOMB, G. G.; WILLIAMS, J. M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000. COULON, A. Etnometodologia e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 5 ed., São Paulo: Cortez, 2001. PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 9 ed., Campinas, SP: Papirus, 2003. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, Autores associados, 1985. WOODS, P. Investigar a arte de ensinar. Porto: Porto Editora, 1999.
|