A Univás

Palavra do Reitor

Carlos de Barros Laraia

No limiar do cinquentenário de criação do curso de Medicina, primeira unidade que deu origem Universidade do Vale do Sapucaí, lançamos um olhar para o passado e prestamos homenagem a todos que tornaram realidade este sonho. Ao longo destes anos, cada um dos que aqui passaram, deram a sua decisiva contribuição, e, passo a passo, com perseverança, idealismo e sacrifícios pessoais, foram protagonistas de nossa história.

Honrar e reverenciar o passado é mais do que um dever, mas uma necessidade imperiosa, pois só assim podemos viver o presente alicerçados pelas experiências vividas e pelas conquistas obtidas, das quais somos herdeiros. A maior herança que nos foi legada é o compromisso com a comunidade em que estamos inseridos em oferecer uma educação de qualidade a todos que aqui vem buscar o conhecimento para construírem os seus futuros. Deste compromisso não abrimos mão, dele fazemos a nossa bandeira e a razão de ser de nosso trabalho.

Meu agradecimento a todos os nossos pró-reitores, diretores de unidades, professores e demais colaboradores, peças fundamentais na engrenagem da máquina que faz funcionar a complexa estrutura de uma Universidade. De vocês, da dedicação de cada um, do entusiasmo de todos em continuar protagonizando a nossa história, depende o sucesso de nossa empreitada. Estamos juntos no mesmo barco e só o levaremos a um porto seguro se estivermos cientes da responsabilidade de cada um em fazer a sua parte, com denodo, amor ao trabalho, ética e respeito à comunidade que entrega seus filhos aos nossos cuidados.

Caros, alunos! Vocês são a razão de tudo isso. O objetivo desta Universidade é fornecer-lhes uma formação que responda aos seus desejos de ascensão social e de inclusão num mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Lembrando Paulo Freire, queremos oferecer-lhes uma educação transformadora, que os façam enfrentar seus problemas de forma crítica e reflexiva. Vocês não devem se contentar em serem meros coadjuvantes neste processo, mas participantes ativos de nossa Universidade, orgulhosos de vestir e estampar em suas camisas o nome da Univás. O entusiasmo e empolgação dos jovens são os principais ingredientes para não deixar esmorecer, nos docentes e dirigentes, a dedicação e coragem para enfrentar as dificuldades cotidianas. Permitam que compartilhemos de seus sonhos e ideais, despertando nossos ideais e sonhos porventura adormecidos. Deixem-nos ser contagiados pela juventude de vocês.

Um ótimo e produtivo ano letivo de 2018 para todos.