De forma inédita, o Complexo Hospitalar Samuel Libânio realiza nesta quinta-feira, dia 8 de maio, o Congresso de Saúde com o tema “Estratégias que elevam a qualidade da saúde” no Marques Plaza Hotel. No período da manhã, o evento propiciou o encontro de gestores da Rede Hospitalar do Sul de Minas, onde foram discutidos os pontos de atenção da rede de urgência e emergência e foi demonstrado a importância do CHSL para a saúde em toda região.
Primeiramente, o diretor técnico do CHSL, Dr. Saulo Gonçalves Lamas, a diretora administrativa do CHSL, Jusselma Reis, e a superintendente de Enfermagem do CHSL, Jussara Meire Rodrigues, deram as boas-vindas e agradeceram a presença de todos.
A diretora administrativa, Jusselma Reis, fez uma apresentação da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), mantenedora do CHSL. “O objetivo central desse congresso é esse estreitamento, essa aproximação, com gestores hospitalares e secretários municipais de saúde da nossa região. A partir de congresso, vamos abrir uma agenda para que aconteçam visitar às secretarias de saúde dos municípios. Então, eu estarei visitando todos os 32 municípios atendidos pelo CHSL. Vamos discutir também melhorias de acesso e fluxos de assistência. Para se ter uma ideia, na Macro Sul o Complexo Hospitalar Samuel Libânio é o maior hospital em atendimentos e no estado de Minas Gerais figuramos como quinto maior hospital. Então, essa aproximação com vai fortalecer muito a assistência aos pacientes”, analisa.
O diretor técnico do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), Dr. Saulo Gonçalves Lamas, falou sobre o impacto da gestão do SUSFácil na rede de urgência e emergência. “É importante a presença dos operadores do SUSFácil, porque precisamos dessa integração de toda a rede para conseguirmos fazer com que o nosso fluxo funcione e que aumente ainda mais a qualidade, sempre pensando no bem-estar dos nossos pacientes”, disse.
Entre outros assuntos, Dr. Saulo destacou a importância do preenchimento correto do SUSFácil, ferramenta para regulação do acesso dos usuários aos serviços de internações hospitalares. “É muito importante colocar dados fidedignos para que os hospitais de retaguarda recebam as contrarreferências e a regulação dos pacientes de baixa ou de média complexidade para avaliação do melhor tratamento. Dessa forma, conseguimos fazer essa integração da rede e podemos abarcar realmente as urgências e emergências do nosso hospital. É o primeiro evento neste sentido de estreitar as parcerias e temos a intenção de todo ano realizar uma conversa que aproxima todos os municípios referência para trabalharmos em conjunto. Tudo isso pensando na melhoria na qualidade do atendimento”, analisa.
A superintendente de Enfermagem do CHSL, Jussara Meire Rodrigues, falou sobre o marco histórico do congresso para a saúde regional. “Estamos aqui nesse evento, aonde vamos unir forças para tratar cada vez melhor o paciente, cuidar das pessoas com resolubilidade e comunização. É muito gratificante para todos nós neste evento onde podemos trocar ideias em busca da melhoria do atendimento da nossa população, dos nossos pacientes”, afirma.
No período da tarde, o destaque do congresso foi a palestra,Roberto Gordilho, que foi diretor das empresas EXE Sistemas, Extreme Tecnologia e MV, empresa líder em sistemas de gestão de saúde no Brasil. Falaremos da palestra em uma matéria especial.