Inaugurada a ala Rotary Club Pouso Alegre Sul no Hospital Oncológico Samuel Libânio

24/05/2025

A Ala Rotary Club Pouso Alegre Sul foi inaugurada no Hospital Oncológico Samuel Libânio na manhã deste sábado, dia 24 de maio. No início da solenidade, o novo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Júlio César Tavares, deu as boas-vindas a todos os presentes, falou da sua satisfação com a inauguração e parabenizou a todos os envolvidos pela iniciativa.



A cerimônia contou com a presença do Deputado Federal, Rafael Simões, que compôs a mesa solene juntamente com o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Júlio César Tavares; a governadora do Distrito 4560 do Rotary International do ano 2024/2025, Carmen Silvia Toledo da Pós Rodrigues; o presidente do Rotary Club de Pouso Alegre Sul, Gervásio de Melo Castro; e o diretor Técnico do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, Saulo Gonçalves Lamas; e o representante do Colégio de Governadores do Rotary, Antônio Élcio. “Aqui podemos ver que a união faz a força e que um sonho sonhado em grupo se transforma em realidade. Por isso, quero agradecer a todos que estão envolvidos nesse projeto que traz muitos benefícios à toda população. Destaco também que temos um rotariano na presidência da FUVS, Júlio Tavares, que com certeza nesse dia especial está muito emocionado ao lado dos seus irmãos rotarianos. Peço a Deus que te dê saúde e força para continuar essa missão de presidir essa instituição tão importante”, disse Rafael Simões.

O Rotary Club, que tem uma forte atuação na área social da cidade, fez um projeto chamado de Subsídio Global que trouxe recursos da Fundação Rotária na ordem de US$140 mil dólares e fez a doação para compra de equipamentos para duas salas de pequenas cirurgias no Hospital Oncológico. “Depois de três anos de trabalho intenso, eu e meus companheiros entregamos esse grandiosíssimo projeto para a comunidade de Pouso Alegre dentro do Hospital Oncológico. Para nós é motivo de grande alegria entregar essas salas que vão beneficiar demais a comunidade local e regional. Podem contar sempre com nosso trabalho e já estamos encaminhando um novo projeto para continuar apoiando esse hospital fundamental para saúde de toda a região”, disse Gervásio.

A Fundação Rotária doou recursos para colocação do foco cirúrgico, mesa cirúrgica e todos os equipamentos em duas salas de pequenas cirurgias do Hospital Oncológico. “Estou maravilhado nesse dia histórico para os rotarianos. É a realização de um sonho nosso, pois nunca tivemos um projeto dessa amplitude no nosso distrito. É realmente uma alegria enorme, uma vitória do grupo, uma vitória da comunidade”, comemora Aléssio Domingues Mendes, coordenador da Rotary Club Pouso Alegre Sul.

 

O Hospital Oncológico conta ao todo com cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção. O prédio também conta com um heliponto e toda estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias para pacientes de toda região. “Aproveito este momento para ressaltar a importância desse hospital para toda a região. Desde a inauguração do térreo em junho do ano passado, milhares de atendimentos estão sendo realizados. A nova recepção ampliou o acesso do paciente e agilizou o processo de tratamento. Nessa primeira fase, estão em funcionamento 36 consultórios, e duas salas para pequenas cirurgias. Neste momento, agradeço pelo empenho de todos em equipar essas duas salas que vão beneficiar muitos pacientes de Pouso Alegre e região. Muito obrigado de coração”, disse o diretor técnico do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, Saulo Lamas.

 

Durante o evento, foi realizada a assinatura do termo de doação dos equipamentos e móveis, que equipam as duas salas de pequenas cirurgias. Em seguida, foram feitos os descerramentos das placas de inauguração. “Hoje estou aqui para prestigiar a entrega de um projeto de subsídio global do Rotary Club. O distrito nosso, 4560, abrange todo o Sul de Minas. E aqui em Pouso Alegre, nossos companheiros se uniram há três anos atrás para planejar esse projeto para atender a necessidade da comunidade. Esse projeto teve essa duração pois tivemos que arrumar parceiros, tanto aqui do Brasil quanto de fora do Brasil, que é assim que funciona um projeto da Fundação Rotaria. Essas salas vão atender as necessidades da comunidade e trazer o que a gente chama de magia do outro, que é justamente a magia de unir pessoas em torno das necessidades e buscar solucionar os problemas da comunidade. Então eu como governadora, representando aqui o Distrito 4560, estou muito feliz e orgulhosa, juntamente com todos os meus companheiros e companheiras”, ressalta a governadora do Distrito 4560, Carmen Rodrigues.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais