Discente do PPGPCAS da Univás desenvolve aplicativo TI-CALC

01/07/2025

O discente de Mestrado do PPGPCAS da Univás, Geraldo Sarmento Gadelha, participante do Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI), juntamente com seu orientador, Prof. Dr. Geraldo Magela Salomé, desenvolveram e registraram o aplicativo “TI-CALC”, para otimizar a avaliação do risco de malignidade em nódulos tireoidianos.

O aplicativo, que conta com 92 telas contendo informações e imagens para orientar o diagnóstico de nódulos tireoidianos, está disponível para utilização através do link: https://tirads.progm.net.br/

“Para padronizar a avaliação e melhorar a predição de malignidade em nódulos de tireóide, utiliza-se o Thiroid Imaging Reporting and Data System (TI-RADS), que os classifica em cinco categorias (TI-RADS 1 ao TI-RADS 5) com base em características ultrassonográficas. O aplicativo desenvolvido no PPGPCAS, “TI-CALC”, auxilia ultrassonografistas a calcular o TI-RADS e assim otimiza a avaliação do risco de malignidade, facilitando as decisões sobre a necessidade de biópsias e monitoramento em nódulos de tireóide.”

Compartilhe nas redes sociais