A Profa. Dra. Valéria Oliveira de Vasconcelos, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEDuCS/UNIVÁS) participou de uma visita técnica em duas universidades chilenas de 01 a 20 de maio deste ano. Essa iniciativa emerge das ações da “Red Latinoamericana de Educación, Política e Interculturalidad” (Proyecto de Vinculación Internacional ANID – FOVI 240274)” promovido pelo Consórcio do Programa de Doutorado em Educação de três universidades públicas e regionais chilenas, a Universidad de Playa Ancha (UPLA), a Universidad de Los Lagos (UL) e a Universidad de Antofagasta (UA). Essa Rede visa a propiciar o encontro e a articulação de pesquisadores/as e suas respectivas instituições a partir da interação entre o campo social e o campo educacional no atual contexto latino-americano. No período citado foram realizadas aulas abertas, reuniões com grupos de pesquisa, com professores/as da rede básica e estudantes de doutorado em educação da UPLA, localizada em Valparaíso (costa pacífica chilena) e a Universidad de Antofagasta (localizada em na cidade de Antofagasta, no deserto do Atacama, região norte do Chile), onde ministrou também a Conferência Magna intitulada “Investigación en Educación y la Educación Popular”. O prof. Dr. Tiago Zanquêta de Souza, que realiza seu estágio pós-doutoral na UNIVÁS sob a supervisão da mesma professora, esteve presente igualmente e colaborou com os debates, reflexões e aprofundamentos em todas as ações propostas, com apoio financeiro da FAPEMIG.
Como resultado desses intercâmbios, a UNIVÁS passou a integrar a RedLat (disponível em https://redlat.cl) com a abertura de um vasto campo de possibilidades de parcerias, intercâmbios discente e docente, pesquisas e publicações conjuntas. Importante salientar que tal interconexão do trabalho de pesquisa e formação está conectado ao Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), por meio de seus Grupos de Trabalho (GT) sobre educação.
A X Conferencia Latinoamericana y Caribeña de Ciencias Sociales ocorreu entre os dias 09 e 12/06/2025 na cidade de Bogotá/Colômbia. O evento é o maior da América Latina na área de Ciências Humanas, contando com mais de 10.000 participantes de todos os países dessa região, além de nações europeias e norte-americanas. Como membro do Grupo de Trabalho “Educação Popular e Pedagogias críticas” do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) a Profa. Dra. Valéria Oliveira de Vasconcelos, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEDuCS/UNIVÁS) foi convidada a compor o painel XX e apresentou o trabalho “Desafíos de la educación emancipadora en la tercera década del siglo – diálogos con Paulo Freire y Carlos Brandão”. Nessa atividade estiveram também presentes o Prof. Dr. Fernando Santana (Cooperativa de Investigadores e Educadores Populares Histórica – Argentina); Luís Bonilla (Centro Internacional de Investigação - Venezuela); Marisa Bolaña (Escola de Humanidades da Universidade de San Martín – Argentina); Marco Raúl Mejía (Universidade Nacional da Colômbia). A partilha de conhecimentos com referências da área representou um profícuo momento de aproximação da Universidade do Vale do Sapucaí com outras Instituições de Ensino Superior de nossa América. Em outra mesa a professora Valéria aprofundou debates sobre as pesquisas em Educação Popular em diferentes regiões do Brasil, além de participar de oficinas, visitas técnicas e fóruns sobre a Investigação-Ação-Participativa (IAP), desenvolvida pelo colombiano Orlando Fals Borda, que completaria 100 anos em 2025.
A internacionalização é uma das prerrogativas consideradas pela CAPES para a avaliação de Programas de Pós-Graduação e, com essas entre outras ações, a UNIVÁS expressa sua profunda preocupação e compromisso com o fortalecimento de redes e a inserção de pesquisadoras/es e estudantes no cenário latino-americano.