Uma noite para celebrar vitórias no Colégio Anglo Pouso Alegre. Nesta quarta-feira, dia 9 de julho, os alunos foram premiados pelas conquistas na Olimpíada Canguru da Matemática e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) durante atividade escolar realizada no Bela Vista Eventos.
O evento reuniu educadores, alunos e familiares para comemoração das inúmeras conquistas nas olimpíadas de matemática. “O colégio participa da competição desde de 2019. E a cada ano, além do número recorde de medalhas conquistadas, mais alunos tem tido interesse em participar da competição.
Neste ano, foram ao todo 93 medalhistas, entre eles muitos conquistaram medalhas de ouro. No ano passado, os estudantes do Anglo Pouso Alegre já haviam superado as expectativas nas Olimpíadas Canguru, elevando o índice em mais de 30%, pois a premiação aumentou de 48 medalhas da edição de 2023 para 68 conquistas.
Os alunos do Anglo começam a fazer a prova no 3° ano do Ensino Fundamental I e a prova é aplicada até 3° ano do Ensino Médio. “Trata-se da maior olimpíada internacional de matemática de todo mundo. Seu principal objetivo é desafiar os alunos, apresentando exercícios mais dinâmicos e criativos, sem deixar o rigor científico de lado. A cada ano a Olimpíada Canguru de Matemática tem sido mais reconhecida. Algumas importantes universidades, como a Unicamp, por exemplo, já abriram espaço para essa olimpíada, em suas chamadas vagas olímpicas, que é quando o aluno pode utilizar seu histórico de participação em olimpíadas escolares, com premiação, para pleitear uma vaga no Ensino Superior”, conta o professor Leonardo Moreira.
OBMEP
O número de conquistas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) também foi muito expressivo. O projeto nacional é dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e promovido com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
A OBMEP foi criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área de exatas. O público-alvo é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.