Visita do reitor do Inatel de Santa Rita do Sapucaí reforça parceria com a FUVS

11/07/2025

O reitor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Carlos Nazareth Motta Marins, e o coordenador do curso de Engenharia Biomédica, foram recebidos pelo presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Júlio Tavares, e a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, Joelma Nogueira, na manhã desta sexta-feira, dia 11 de julho. “Nós já temos um convênio entre o Inatel e a Univás e, consequentemente, entre as fundações mantenedoras. A intenção do convênio é justamente intensificar as ações conjuntas e desenvolver soluções que vão prestigiar não só a região, mas o Brasil como um todo. Temos aqui um complexo de saúde de excelência, com uma posição de destaque no ambiente nacional e internacional, enquanto lá em Santa Rita nós temos todo o desenvolvimento tecnológico com a perspectiva de desenvolver soluções que abranjam não só a parte de tecnologia da informação e comunicação, mas que também dê o suporte à área médica. Temos um curso de Engenharia Biomédica, que eu acredito que tem uma sinergia muito grande entre os trabalhos que desenvolvemos lá em Santa Rita com o trabalho que vocês desenvolvem aqui em Pouso Alegre”, ressalta o reitor do Inatel.

A pró-reitora Joelma conta que a Univás já possui um acordo de cooperação mútua com o Inatel, que possibilita o desenvolvimento de várias ações. “Podemos desenvolver ações de pesquisa, de oferta de cursos conjuntos e de pesquisas do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde, que estão sendo desenvolvidos em parceria com o Inatel. “Tem um projeto de pesquisa do Inatel, que parte dele vai ser produzido aqui. E hoje nós recebemos a visita para estreitar os laços, porque nós queremos a assessoria do Inatel para o incremento e implemento do nosso Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT). Então estamos na fase de receber uma proposta do Inatel, para estruturarmos o nosso NIT de maneira que ele cresça e atenda toda a FUVS para que tenhamos cada vez mais patentes, softwares, marcas e produtos registrados, licenciados e patenteados. Vamos usar a expertise desse instituto que está aqui do nosso lado, uma instituição parceira, que tanto tem a acrescentar e nós em contrapartida oferecemos todo o nosso know-how em saúde e em educação”, explica.

O coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Inatel, Fabiano Valias de Carvalho, afirmou que é muito gratificante trabalhar em parceria com a Univás. “Temos aqui as demandas reais da sociedade na área de saúde, que podemos resolver usando ferramentas da engenharia biomédica. Aqui podemos aplicar conhecimentos da engenharia para resolver problemas de saúde. É uma parceria muito importante”, reforça.

Visita ao Hospital Oncológico

O presidente da FUVS, Júlio Tavares, fez questão de apresentar toda a estrutura do Hospital Oncológico Samuel Libânio, explicando todos os detalhes, o que deixou impressionados os visitantes do Inatel. “Esse hospital é maravilhoso. Eu fiz uma visita anteriormente em um estágio intermediário da construção e hoje pude conferir os prédios já atendendo os pacientes, com uma infraestrutura extremamente moderna, bem construída, com muito bom gosto e com toda a tecnicidade necessária com atendimento de qualidade. Quero deixar registrado meus parabéns para a FUVS e para todos aqueles envolvidos nesse projeto grandioso, que leva um atendimento de saúde de muita qualidade para todo o sul de Minas”, declara o reitor do Inatel.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais