Univás desenvolve projeto pioneiro de capacitação para o esporte paralímpico em Varginha

11/07/2025

Autoridades acadêmicas participaram na manhã desta sexta-feira, dia 11 de julho, de evento de formação na Superintendência Regional de Ensino (SRE), em Varginha, que destacou projeto pioneiro de capacitação para o esporte paralímpico desenvolvido pela Univás por meio do professor Juarez Luiz Abrão. “A premiação foi motivo de muita satisfação profissional e pessoal. Hoje é um dia histórico e muito importante para o fomento do paradesporto no Estado de Minas e em todo o contexto nacional. Hoje iniciamos aqui o primeiro caminhar de uma formação voltada ao esporte paralímpico para professores de Educação Física do estado. Essa parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Varginha veio como o marco inicial de muitas que virão ainda. Então nós hoje estamos entregando à sociedade 23 profissionais de Educação Física capacitados a atuarem no esporte paralímpico”, destaca Juarez.

O reitor da Univás, José Dias da Silva Neto, mostrou toda sua satisfação pelo evento que marca o encerramento de um dos capítulos da tese de doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Univás. “Esse trabalho que o Juarez executou é um case que vincula a linha de pesquisa que é a educação e o contexto paralímpico. Ele mostra no processo todo construído, por meio da extensão e ações comunitárias da Univás, a possibilidade de se criar um curso de formação de professores na área da linha de pesquisa do professor Juarez. Nós todos da Univás, ficamos muito felizes e comemoramos mais essa conquista, juntamente com encerramento desse ciclo e o início de outros”, comemora o reitor da Univás, José Dias da Silva Neto.

O reitor estava acompanhado do pró-reitor de Graduação da Univás, Guilherme Luiz Ferrigno Pincelli; a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários e diretora da Unidade Central, Sílvia Mara Tasso; e o diretor da Unidade Fátima, Diego Pereira.

A técnica esportiva e professora dos anos iniciais em Varginha, Angélica Leal de Almeida da Silva, falou sobre a importância do curso de capacitação realizado com educadores em Varginha. “Esse curso foi excelente. Por meio do curso de capacitação da Univás conseguimos evoluir muito aqui em Varginha. Nós nunca tivemos uma capacitação como essa. Nós conseguimos participar do Meeting Paralímpico, em Belo Horizonte e estamos levando atletas para participar de torneios. Então, por meio dessa capacitação pretendemos criar um núcleo paralímpico aqui em Varginha”, ressalta a professora Angélica.

 

O diretor educacional, Rober Naves Vicente, falou da importância do projeto implantado pela Univás, em Varginha. “Hoje é um dia muito importante para todos nós, pois estamos concluindo uma parceria da Superintendência Regional de Ensino de Varginha com a Univás. O curso de capacitação do esporte paralímpico veio para fortalecer a inclusão dos nossos estudantes tanto nas redes municipais, estaduais e particulares. Hoje é um dia muito importante porque é um diferencial, um divisor de águas com esse curso que vai preparar os nossos profissionais para que a inclusão no esporte aconteça realmente de forma eficaz”, afirma.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



















 





Compartilhe nas redes sociais