Cirurgia feita no CHSL usando técnica de fluorescência é considerada pioneira na região

11/07/2025

O médico Cirurgião Geral e Oncológico, Rafael Santos de Souza, realizou recentemente uma cirurgia extremamente tecnológica usando a técnica de fluorescência com verde de indocianina (ICG) no Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL). “A cirurgia é considerada um divisor de águas na região. Nós fomos o primeiro hospital do Sul de Minas a realizar uma cirurgia com essa tecnologia mostrando mais uma vez o serviço de excelência oferecido na nossa instituição”, conta Dr. Rafael.

A fluorescência com verde de indocianina (ICG) é uma técnica utilizada em procedimentos cirúrgicos para visualizar estruturas anatômicas e avaliar a perfusão tecidual. O ICG, quando injetado, emite fluorescência na região do infravermelho próximo (NIR) quando exposto à luz adequada, permitindo a visualização de vasos sanguíneos, linfáticos e tecidos, auxiliando em cirurgias e diagnósticos. “Com os aparelhos de videolaparoscopia e utilização de um software específico conseguimos fazer essa diferenciação de cores e que o verde aparecesse naquilo que precisamos ver no caso da cirurgia que foi uma colecistectomia. É extremamente importante a gente seccionar a via biliar do ducto cístico e evitar as vias biliares principais. Então nessa cirurgia essa utilização de tecnologia trouxe uma segurança gigantesca para o paciente e uma confiabilidade no processo cirúrgico”, explica Dr. Rafael.

Mais uma vez o Complexo Hospitalar Samuel Libânio oferece tecnologia e inovação para segurança e qualidade no atendimento do paciente. “Tudo isso foi possibilitado pela diretoria do hospital que está atualmente na vanguarda de trazer tecnologia. Também destaco a atuação do chefe do Departamento de Cirurgia, Dr. Paulo Mesquita e toda a equipe do Centro Cirúrgico, que propiciou que isso acontecesse com sucesso. Essa nova tecnologia vai impactar no tratamento cirúrgico de muitos pacientes em Pouso Alegre e região”, afirma Dr. Rafael, que também é coordenador do curso de Medicina da Univás (foto abaixo).

Compartilhe nas redes sociais