2º Congresso Internacional de Educação e Saúde da Univás tem mais de 800 inscrições

26/09/2025

A abertura do 2º Congresso Internacional de Educação e Saúde (CIES) da Univás, que já está com mais de 800 inscrições, foi realizada com muito sucesso na manhã desta sexta-feira, dia 26 de setembro, no Marques Plaza Hotel. O evento tem como objetivo consolidar-se como um espaço privilegiado de divulgação científica, reflexão crítica e intercâmbio acadêmico, reunindo os principais eixos de produção de conhecimento da instituição, que historicamente se concentram nas áreas da educação e da saúde. “Nosso congresso congrega os eixos de educação e saúde que são o coração da Universidade do Vale do Sapucaí não só no sentido do aprimoramento profissional, mas, principalmente, em relação ao aprendizado, a pesquisa e a formação, isso tudo em um nível de graduação, de pós-graduação, mas, principalmente, em extensão. O CIES II vem coroar toda a produção da Univás com trabalhos de arrepiar e que chamarão a atenção de todos neste ano. Além de projetar a Univás no cenário nacional e internacional, o evento fortalece as redes locais de pesquisa e extensão, criando oportunidades concretas de impacto social, tecnológico e educacional. Cada trabalho aqui apresentado é também um gesto de compromisso com a melhoria das condições de vida da comunidade que nos cerca”, afirma o reitor da Univás, José Dias da Silva Neto.

 

A mesa solene foi composta pelo reitor da Universidade do Vale do Sapucaí, José Dias da Silva Neto; o presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí; a pró-reitora de Graduação e Pós-Graduação e Pesquisa, Joelma Pereira de Faria Nogueira; o coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade, Atílio Catosso Salles; a coordenadora do Programa Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde, Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça; o Deputado Estadual Dr. Paulo Valdir; a coordenadora Geral do CIES, Ana Beatriz Alkmim Teixeira Loyola; e o vice coordenador do CIES, Alberto de Vitta.

 

No início, os participantes acompanharam uma apresentação musical com os músicos Giuliano Tiburzio, egresso do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS), e Max Messias Marques, ambos professores do Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre.

Apoiado pela Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí, pela Universidade do Vale do Sapucaí e pela Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, o evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS), pelo Programa Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde (MPCAS).

Mais do que um evento científico, o CIES busca fortalecer a missão institucional da Univás de promover a integração entre pesquisa, ensino, extensão e sociedade, reafirmando o compromisso da instituição com a formação de profissionais críticos, éticos e socialmente responsáveis. “É com satisfação institucional que recebemos cada participante do congresso que reafirma o compromisso da Univás com a produção e a circulação de conhecimento em duas áreas estratégicas para o desenvolvimento humano. O CIES nasce da convicção de que Educação e Saúde são campos indissociáveis quando pensamos em qualidade de vida, equidade social e inovação científica. Ao criar um espaço de interlocução entre pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes países, este congresso amplia a capacidade de reflexão e fomenta práticas interdisciplinares que respondem aos desafios contemporâneos com rigor acadêmico e responsabilidade social. Registro meu reconhecimento às equipes de organização, aos pesquisadores que submetem seus estudos, aos conferencistas e a todos os que, com empenho, tornaram possível mais uma edição desse evento tão importante”, discursou a pró-reitora de Graduação e Pós-Graduação, Joelma Nogueira.

O coordenador do Programa Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS), Atílio Catosso Salles, a programação da segunda edição foi cuidadosamente planejada para contemplar palestrantes nacionais e internacionais de reconhecida relevância acadêmica, além de pesquisadores da Univás e de instituições parceiras, que compartilham seus estudos, experiências e práticas inovadoras. “Ao reunir diferentes perspectivas e áreas de conhecimento, o Congresso pretende estimular o diálogo interdisciplinar, ampliar horizontes e contribuir para o fortalecimento da produção científica no Brasil e no exterior. Assim, o Congresso reafirma a relevância da Univás como centro de referência na produção de conhecimento e na formação de redes de cooperação acadêmica e científica, contribuindo não apenas para o avanço da pesquisa, mas também para a transformação social e para a promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e saudável”, ressalta professor Atílio.

O deputado Dr. Paulo, egresso da Univás, parabenizou a todos os organizadores pelo congresso e desejou muito sucesso para o evento.

A coordenadora do Programa Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde, professora Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça, também discursou falando das expectativas para o evento. “Em 2025, nós contamos com a presença de vários pesquisadores de diferentes países. Teremos pesquisadores da Colômbia, de Angola, do Chile, do Uruguai, todos aqui, presencialmente, para estabelecer essa troca, esse diálogo com os nossos alunos. A nossa expectativa é alta e estamos felizes por possibilitar que nossos alunos apresentem os seus projetos, os seus trabalhos. Para se ter uma ideia, nós tivemos 90 inscrições para apresentação oral e 75 pra apresentação de poster. Então isso demonstra que nosso congresso está crescendo e ganhando força”, comemora Adriana.

Em seguida, a professora Joelma Nogueira assumiu os trabalhos à frente do 2º Congresso Internacional de Educação e Saúde, antes do início da Conferência de Abertura com o tema “Nível de satisfação e competências em genética médica em universitários com o uso das tecnologias educativas.”, proferida pelo professor Dr. Roberto Lardoeyt Ferrer, do Instituto Superior Politécnico de Angola.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais