O programa “Em dia com a Fundação” estreou na manhã desta quinta-feira, dia 2 de outubro, na Educativa Univás FM. Apresentado pelo jornalista Lucas Silveira, a primeira edição contou com as presenças dos membros do Conselho Diretor da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) que falaram das ações e atividades de destaque realizadas no mês de setembro.
Ao tratar de vários assuntos que envolvem o Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), Univás, e os colégios Anglo e João Paulo II, o presidente da FUVS, a vice-presidente da FUVS, Daniela Zica, e o vogal da FUVS, Ângelo Junqueira Guersoni, fizeram uma espécie de prestação de contas à comunidade por meio das ondas do rádio.
Entre os inúmeros temas tratados, destaque para os aportes vindos de emendas parlamentares do Deputado Federal, Rafael Simões, e dos Deputados Estaduais, Paulo Valdir e Rodrigo Lopes, que permitem que vários investimentos sejam feitos pela instituição para atender cada vez melhor a população de Pouso Alegre e região.
No programa também foi falado sobre a Expo-Hospital Brasil em Belo Horizonte quando o Complexo Hospitalar Samuel Libânio fez história sendo convidado pela primeira vez para mostrar seu trabalho e eficiência nesse mega evento. “No evento nós podemos demonstrar a eficiência de gestão do nosso hospital que fez vários investimentos em tecnologias, gestão de pessoas, desenvolvimento de lideranças, que proporcionaram o aumento no número de atendimentos aos pacientes do SUS. Hoje somos reconhecidos como quarto hospital em atendimentos de Minas Gerais e perdemos somente para três hospitais da capital”, afirmou a médica Daniela Zica.
Outro assunto tratado foi a ação de conscientização do CHSL no Dia Nacional de Doação de Órgãos na Praça Senador José Bento, que contou com a participação de acadêmicos do curso de Enfermagem da Univás.
A entrevista ainda abordou ainda a importância acadêmica e social do 2º Congresso Internacional de Educação e Saúde da Univás que teve mais de 800 inscrições nacionais e internacionais.
Destaque também para Cirurgia reconstrutiva nasal raríssima que foi realizada no Complexo Hospitalar Samuel Libânio conduzida pelo cirurgião plástico da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, médico Carlos Gustavo Lemos Neves. A microcirurgia reconstrutiva de uma paciente com lesão nasal, da forma que foi feita no hospital, é inédita em todo o país. Júlio ressaltou o quanto o Centro Cirúrgico está preparado inclusive para cirurgias complexas como essa. “São muitos investimentos em tecnologia e novos equipamentos. Inclusive, no último mês, adquirimos o equipamento Torre de Vídeo, uma tecnologia de ponta que eleva ainda mais a qualidade dos procedimentos cirúrgicos. Com imagens em ultra definição 4K, esse recurso garante maior precisão, segurança e agilidade durante as cirurgias, beneficiando diretamente os pacientes. O equipamento completo com o aparelho de fluorescência é mais uma referência para o CHSL, único hospital de Minas Gerais a possuir essa grande inovação tecnológica”, afirma.
Os dois projetos do Anglo que estão concorrendo ao Prêmio Brilhante do Sinepe (Sindicado de Estabelecimentos Particulares de Ensino Sindicado de Escolas Particulares do Estado) “Rugido do Leão” e a “Semana de Trânsito” também receberam destaque no programa.
A interação dos alunos dos cursos técnicos de Farmácia e Enfermagem do Colégio João II em eventos de Pouso Alegre e região também foi elogiada pelos participantes.
Destaque para o Conexão Saúde, que é da Univás e atendeu mais de quinhentas pessoas no bairro São João. O evento contou com a participação do Complexo Hospitalar, e dos colégios Anglo e João Paulo II, que sempre oferecem serviços de aferição de pressão e testes de glicemia para comunidade.
Tratando ainda da interação da FUVS com a comunidade, foi falado sobre o lançamento oficial do projeto Receba (Rede Cooperativa de Educação Básica) que leva toda a comunidade acadêmica da Univás para as atividades da Comunidade de Ação Pastoral (CAP) de Pouso Alegre, entre outros assuntos.