Acadêmicas do 4º período do curso de Fisioterapia da Univás realizaram uma ação educativa na Escola Municipal Dr. Vasconcelos Costa, no bairro Bela Itália, em Pouso Alegre, no dia 6 de outubro. A atividade com o tema "Entre telas e passos: o impacto do uso das telas no desenvolvimento motor infantil" integrou o Projeto Extensionistas que objetiva explicar o impacto do uso excessivo de telas no desenvolvimento funcional de crianças.
Segundo o coordenador do curso de Fisioterapia, Diego Openheimer, o uso excessivo de telas por crianças reduz atividades físicas e sociais, favorecendo sedentarismo, problemas motores, posturais e cognitivos. “Por isso, é importante criar projetos que conscientizem sobre esses impactos e incentivem hábitos saudáveis e exercícios físicos”, adverte.
A programação incluiu uma breve explicação com os alunos abordando o assunto e seus impactos, além de orientações sobre possíveis praticas saudáveis que podem ser aplicadas no dia a dia das crianças. Além disso, foi feito um circuito com atividades neuromotoras (voltados a estimulação, equilíbrio, coordenação e percepção motora). No final, foi aplicado um quiz com intuito de captar a interação das crianças com o projeto.
De acordo com Diego Openheimer, as iniciativas como essa são fundamentais para promover educação em saúde entre os jovens, além de despertar nos acadêmicos o interesse em seguir carreiras na área da saúde.
Para as estudantes de Fisioterapia, a vivência também foi marcante. “Esperamos como resultado, incentivar as crianças a movimentarem-se, para que levem uma infância mais saudável e ativa”, disse a aluna Maria Clara Rodrigues Silva.
Participaram das atividades, os alunos Maria Clara Rodrigues Silva; Hálex Damasceno de Paiva Vilela: Bianca Andrade Ferreira dos Santos: Heliane Aparecida Andrade Magalhães; Isabela dos Santos Fernandes e Thuliana Luiza Xavier Ramos.