As acadêmicas do 6º período do curso de Fisioterapia da Univás realizaram, neste mês de outubro, uma ação educativa junto intitulada “Conexão corpo e mente: Navegando na adolescência” na Escola Vereador Joaquim Borges da Costa na cidade de Careaçu Minas Gerais. A atividade foi direcionada a adolescentes e reuniu aproximadamente 30 estudantes.
A adolescência é uma fase de intensas transformações físicas e psicológicas. "Os jovens entre 13 e 14 anos começam a vivenciar mudanças no corpo e alterações emocionais e comportamentais. Essa transição pode gerar inseguranças e sintomas de ansiedade, muito comuns nesse período. O projeto Conexão corpo e mente surge com o intuito de apoiar esses adolescentes, oferecendo informações claras sobre o sistema reprodutor, sobre o desenvolvimento corporal e mental, e incentivando a construção de uma autoestima saudável. A ação contribui para que os estudantes se sintam acolhidos, compreendidos e melhor preparados para lidar com os desafios da adolescência", ensina o coordenador do curso de Fisioterapia, Diego Openheimer.
Segundo ele, o objetivo deste projeto é promover a saúde física e mental de adolescentes, abordando as mudanças da puberdade, o impacto emocional desse período e estratégias para lidar com a ansiedade e inseguranças.
O projeto foi desenvolvido em etapas sendo realizado uma palestra expositiva, em seguida uma dinâmica interativa que estimule a participação, a inclusão e a troca de experiências entre os alunos.
Participaram desse projeto os seguintes alunos: Anderson Chagas, Camila Cristina Gonçalves, Bianca Lima Moschen, Glautieli Kauana Cassemiro, Mariana Araboni Azzi e Talita Mariane Bruno.