O Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL) participa da Campanha Outubro Rosa conscientizando para prevenção do câncer de mama. Diariamente são realizadas cerca de 60 mamografias no hospital. O exame, que dura cerca de 15 minutos, é feito em um mamógrafo de última geração.
A médica Michelaine Nogueira, que é responsável pelos laudos de mamografia, faz um alerta às mulheres, principalmente, com idade a partir dos 40 anos para a importância do exame. “A mamografia é muito importante porque ela é responsável pela detecção do câncer de mama enquanto ele ainda é assintomático. O diagnóstico precoce associado ao tratamento adequado aumenta muito as chances de cura das pacientes. Nosso hospital tem os equipamentos, a estrutura ideal, e os profissionais de saúde são extremamente capacitados para realização adequada da mamografia”, afirma.
“O Complexo Hospitalar Samuel Libânio ao longo dos anos tem proporcionado cada vez mais melhorias, tanto na estrutura física quanto na tecnológica, trabalhando para atender cada vez melhor as suas pacientes”, disse a diretora administrativa, Jusselma Reis.
Por conta da campanha, o CHSL está com agenda aberta para realização de mamografias e os interessados podem procurar diretamente o hospital para realizar seu exame. Inclusive, o hospital está atendendo, em forma de mutirão, pacientes que vem de ônibus de cidades vizinhas. "Trabalhamos cotidianamente a conscientização à população e, neste mês, enfatizamos a importância da mamografia, exame que detecta o nódulo do câncer de mama. Quanto antes for detectado e tratado o câncer de mama tem mais chance de cura", explica Michelaine.