Os alunos do 6º período do curso de Fisioterapia da Univás visitaram nesta semana a Escola Municipal Dr. Angêlo Cônsoli (CIEM do Fátima), em Pouso Alegre, para demonstrar na prática a importância das terapias manuais no tratamento de pacientes com dor.

Segundo o coordenador do curso, professor Diego Openheimer, o projeto tem como objetivo apresentar os conceitos e as técnicas de quiropraxia e liberação miofascial aplicadas em estudantes do ensino fundamental. "A infância e a adolescência constituem fases do desenvolvimento humano marcadas por intensas transformações físicas e psicossociais, nas quais a postura corporal pode ser significativamente influenciada pelo estilo de vida escolar. Nesse contexto, a terapia manual se apresenta como uma estratégia relevante para a prevenção e o manejo de disfunções musculoesqueléticas", explica.

Durante a atividade acadêmica, foi realizada uma breve apresentação teórica das técnicas em sala de aula, para que os alunos compreendessem o que seria executado na prática. Em seguida, a turma foi dividida para que todos pudessem participar tanto das atividades de quiropraxia quanto das liberações miofasciais.

Participaram da atividade os alunos Auro Eduardo Toledo Belina, Gertessom Samy da Silva, Gustavo Henrique Mota Lino, José Arildo Bernardes Junior, Lucas Cesar Ferreira da Silva, Luiz Gustavo Oliveira Paiva e Rafael Martins Sandoval.




