Momentos de gratidão e festa marcam abertura da 20ª Jufar na Univás

28/10/2025

Uma noite inesquecível com muitas presenças ilustres e cercada de muita alegria e gratidão. Assim foi a cerimônia de abertura da 20ª Jornada Universitária Farmacêutica (Jufar 2025) que neste ano faz homenagem especial ao professor Paulo Henrique Muzetti Valente. O evento acadêmico promovido pelo curso de Farmácia da Univás reuniu educadores, alunos e convidados no Ginásio Poliesportivo da Unidade Fátima na noite desta segunda-feira, dia 27 de outubro.

A abertura oficial do evento foi realizada pelo reitor da Univás, José Dias da Silva Neto. “Reverencio aqui o professor Pythágoras de Alencar Olivotti, idealizador e coordenador desse curso. A presença dele é um furacão de experiência e docência. Ele demonstra os princípios a serem seguidos, doa quem doer, e mostra a necessidade de firmeza em decisões que envolvem a vida e os processos. Eu o considero como meu professor, assim como muitos aqui. Muito obrigado professor, por tudo que o senhor proporciona na convivência do dia a dia. Reverência também à professora Ana Bertoncin, exemplo de mulher forte, que executa nos bastidores todas as premissas acadêmicas e determina os processos com altivez e competência de quem conhece e que aplica, não só os conceitos que envolvem as matrizes curriculares do curso de Farmácia, mas também os princípios de gestão. Haja visto o sucesso do curso de Farmácia da Univás. Desejo uma jornada de muita aprendizagem e integração”, disse.

O coordenador Pythágoras de Alencar Olivotti parabenizou a organização, agradeceu os patrocinadores parceiros pela promoção do evento e falou emocionado aos alunos. “Prezados alunos, vivam a esperança, vivam a gratidão. Portanto, caros alunos, aproveitemos esses dias de jornada farmacêutica, para positivas trocas de experiência, para um estudo mais profundo dos assuntos farmacêuticos, para determinados objetivos e solidificar a vocação de servir ao bem comum. Meus alunos, desejo uma eficiente jornada farmacêutica e que o interesse de cada um esteja voltado para observação, para análise, para conclusão de cada hipótese levantada e que tem, bem que a coletividade esteja acima de qualquer interesse pessoal. Lembre-se, caros alunos, de que a esperança e a gratidão não são meramente sentimentos, mas atitudes de vida. Que a gratidão estabeleça morada em nossas vidas. Um grande abraço a todos”.

Pythágoras também convidou o Deputado Federal, Rafael Simões, para assumir, como padrinho, o curso de Farmácia. “Dizem que sou o pai do curso de Farmácia. Agora, esse pai está um pouco cansado, e como dizem, o curso de Farmácia, é um filho meu, e todo filho, tem um padrinho. Por isso, peço, ou melhor intimo o meu amigo Rafael Simões a ser o padrinho desse curso. Eu sei, Rafael, que o senhor vai cuidar desse curso, como sempre fez ao longo dos anos. Então, magnífico reitor, eu peço a sua autorização. De hoje em diante, Rafael será meu compadre, apadrinhando o curso de Farmácia. Agora, eu tenho certeza que esse curso vai estar sempre em boas mãos. Meu muito obrigado a todos”, declarou.

 

O tema geral do evento, que vai de 27 a 31 de outubro, trata do “Futuro da indústria começa com o farmacêutico”. O Deputado Federal, Rafael Simões, um dos mais assíduos participantes da Jufar nesses 20 de anos de realização, falou sobre a importância do curso de Farmácia da Univás. “Na indústria farmacêutica, o maior cliente é o Sistema Único de Saúde e nós precisamos organizar para que o SUS tenha recursos necessários para atender o nosso povo, e nós sabemos que as novas tecnologias estão chegando, e essas tecnologias têm custo alto. Nós precisamos de pesquisa e de desenvolvimento, e as universidades têm papel fundamental nesse trabalho, e é por isso que nós estamos conversando com o Fernando da União Química, com o Paulo da Biolab, com o João Adib da CIMED, para que eles venham com o programa de pesquisa e desenvolvimento para dentro da universidade. Que abra aqui um novo campo para vocês. Não é só vocês irem trabalhar na indústria, é trabalhar na pesquisa, trabalhar no desenvolvimento de novos e eficientes medicamentos”, afirmou Rafael Simões.

A mesa solene foi composta pelo reitor da Univás, José Dias da Silva Neto; a vice-presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS); Daniela Santos Zica Noronha; o diretor executivo da FUVS, Rinaldo Lima de Oliveira; os professores e doutores Honoris Causa da Univás ,Virgínio Cândido Tosta de Souza e Elísio Meirelles de Miranda; a diretora da Unidade Central e pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Silvia Mara Tasso; a pró-reitora de Graduação e Pós-graduação, Joelma Pereira de Faria Nogueira; o coordenador do curso de Farmácia da Univás, Pythagoras de Alencar Olivoti; o diretor do Colégio João Paulo II, Wesley Oppenheimer; o diretor do Colégio Anglo Pouso Alegre, Bruno Dias; a presidente da Comissão Organizadora da 20ª Jufar, acadêmica Giselle de Carvalho Manso; e o homenageado da noite, professor Paulo Henrique Muzetti Valente. “Esse evento representa muito mais do que o encontro acadêmico. Eu penso que é um espaço que integra ensino, ciência, práticas profissionais e, sobretudo, um momento de reflexão sobre o papel transformador que a farmácia exerce para a saúde e para a sociedade. A jornada cumpre esse papel essencial, que é o de conectar, conectar nossos alunos e profissionais, as novas tendências da pesquisa, da tecnologia, das melhores práticas e com isso fortalecemos o compromisso com a dedicação, a segurança e o cuidado. Então a FUVS, se orgulha muito por abrigar esse tipo de iniciativa que reforça ainda mais a nossa missão, que é formar profissionais extremamente capacitados, sobretudo os profissionais éticos e profissionais que estejam sensíveis às necessidades humanas”, ressaltou a vice-presidente da FUVS; Daniela Santos Zica Noronha.

 

A cerimonialista e professora Ana Lúcia Bertoncin (“O coração da JUFAR”) falou da alegria de celebrar a 20º Jornada Farmacêutica. “Vinte edições que contam uma história de aprendizado, de dedicação e de amor à profissão. O tema deste ano traduz o espírito de quem acredita na ciência como caminho de transformação e na ética como base de cada conquista. A indústria farmacêutica tem papel essencial nessa caminhada. É nela que o conhecimento técnico encontra a prática, que a pesquisa se transforma em produto e que o cuidado com a saúde ganha forma e alcance. A presença do farmacêutico na indústria representa o compromisso com a qualidade, a inovação e sobretudo, com a vida. É um espaço de desafios e descobertas, onde cada decisão reflete responsabilidade e paixão pelo que fazemos”, refletiu.

Homenagem

Neste ano, a JUFAR fez uma homenagem ao professor Paulo Henrique Muzetti Valente, que emocionado recebeu abraços e lembranças dos alunos durante a realização do evento. “Fui convidado para lecionar nesse curso em 2016. E em determinado momento eu percebi o quanto tempo já estou aqui, o quanto essa casa me acolheu, me acolhe e proporcionou muitas coisas em momentos bons da minha vida. Ter o meu nome atribuído à 20ª Jornada Universitária Farmacêutica da Univás é motivo de muita honra e alegria, mais do que um reconhecimento, vejo esse momento com um símbolo de vínculo profundo que construí com essa instituição, com este curso, com cada um que de alguma forma contribui para a formação de farmacêuticos éticos e competentes”.

 

 

O evento tomou ares de festa com apresentações musicais do professor André Loyola, o acadêmico Thomas, e o locutor da Univás FM, Zé Batista, que colocou todos para dançar e cantar no final da cerimônia de abertura da Jufar 2025.

 

 


Depoimentos históricos

“Sabemos que nossa universidade está formando profissionais para atuar na indústria farmacêutica, que é um dos pontos focais e primordiais mais importantes da economia de Pouso Alegre. Então, o mercado de trabalho está de portas abertas para vocês acadêmicos da Univás. Devemos muito disso aos professores Pythagoras e Ana. Se não fosse o senhor, professor, tenho certeza que nós não teríamos essa relevância da indústria farmacêutica em Pouso Alegre. Para nós é um orgulho ter vocês aqui. Muito obrigado, professor, por ser nosso companheiro e nosso amigo. E a vocês, alunos, lembrem-se que vocês tem um futuro brilhante, porque estão formando em uma universidade nota 5 do MEC e as indústrias e empresas estão esperando vocês para que sejam as notas 10 de cada uma delas”- Diretor executivo da FUVS, Rinaldo Lima de Oliveira.

“Nesta jornada somos convidados a refletir não apenas sobre um evento acadêmico que chega à sua vigésima e brilhante edição, mas sobre uma história de construção coletiva. Cada jornada realizada até aqui representa a soma de esforços os quais convergem para o professor Pythagoras e para a professora Ana. A Jufar é, portanto, mais do que um encontro anual. É uma expressão da vitalidade intelectual e do compromisso social. Celebramos o amadurecimento de um projeto acadêmico consistente e, ao mesmo tempo, reafirmamos o compromisso com o futuro da profissão farmacêutica, um futuro que se desenha a partir da ciência, da ética e da inovação. Que os próximos dias sejam de intenso aprendizado, partia e inspiração” - Pró-reitora de Graduação e Pós-graduação, Joelma Pereira de Faria Nogueira.

“A nossa trajetória é muito bonita. São cinco anos que convivemos muito com pessoas diferentes e criamos um ciclo de amizade com todos que estão aqui. São cinco anos que levamos pro resto das nossas vidas. Tudo que os professores Pythagoras e Ana plantaram durante esses 20 anos foi com todo amor, com todo carinho, com toda força, e vamos lutar para manter acesa essa chama de ensino e sabedoria” - Presidente da Comissão Organizadora da 20ª Jufar, acadêmica Giselle de Carvalho Manso.

“Com enorme satisfação que o Colégio João Paulo II participa da 20ª Jornada Farmacêutica da Univás. Um evento que simboliza a consolidação de um importante espaço de aprendizagem, integração e fortalecimento do ensino na área da saúde. Celebramos hoje não apenas duas décadas de jornada acadêmica, mas também a união entre o curso de graduação de farmácia da Univás e o curso técnico de Farmácia do Colégio João Paulo II. Uma parceria que representa a continuidade do conhecimento, a valorização da formação profissional e o compromisso conjunto com a qualidade da educação da FUVS e suas mantidas” - Diretor do Colégio João Paulo II, Wesley Oppenheimer.

“O grande poder do farmacêutico é poder trazer esperança, é fazer de que as prescrições sejam transformadas em gotas, não de medicamentos, mas sim gotas de esperança. O farmacêutico hoje em dia não se atém apenas a trazer os remédios que são aqueles da indústria farmacêutica, mas sim a trazer o cuidado, o cuidado que está presente nos consultórios, o cuidado que está presente na atenção primária. Que essa Jufar, que mostra mais do que tudo que é um evento sedimentado e de sucesso, pois senão não estaria completando 20 anos, possa ser mais um momento de debates, palestras e conexões frutíferas. Desejo muito sucesso à todos” - Diretora da Unidade Central e pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Silvia Mara Tasso.

“Na nossa 20ª jornada, achamos muitas sementes plantadas, sementes de conhecimento, de carinho e de esperança. Que esta jornada seja, acima de tudo, uma celebração da vida, da amizade e da força de ser farmacêutico, porque o que construímos juntos permanece. A cada aluno, colega, professor, funcionário e amigo que caminhou conosco ao longo desses 23 anos, nós somos muito agradecidos. Que o entusiasmo, a amizade e a paixão pela farmácia continuem iluminando cada caminho que seguimos. O que construímos juntos permanece vivo na história e em cada lembrança. Muito obrigada por fazerem parte dessa linda história” - Professora Ana Lúcia Bertoncin.



















 



















 



















 



















Compartilhe nas redes sociais