Programa "Em dia coma Fundação" da Univás FM é realizado em Borda da Mata

06/11/2025

O programa “Em dia com a Fundação” da Educativa Univás FM foi realizado de forma especial na nova Unidade do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, em Borda da Mata, na manhã desta quinta-feira, dia 6 de novembro.

Apresentado pelo jornalista e locutor, Lucas Silveira, a edição contou com a presença presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) que falou das obras de revitalizações e reformas no local. “Trabalhamos para atender cada vez melhor a população. A obra contempla a reforma e ampliação de algumas áreas do antigo ambiente hospitalar, ampliando as áreas de centro cirúrgico, áreas técnicas e demais locais. O pronto-atendimento conta com salas de emergência, estabilização, consultórios médicos, salas de observação, além das áreas de farmácia e limpeza e demais processos. Estamos sempre atentos à evolução desta unidade que vai atender Borda da Mata e as cidades circunvizinhas”, conta o presidente da FUVS, ressaltando que a expectativa é que até o início de 2026, o processo esteja mais fundamentado e aconteça o início dos atendimentos no ambiente hospitalar.

Em julho deste ano, começaram os trabalhos no local que estava desativado há 14 anos e, em breve, estará funcionando como hospital, realizando cirurgias e atendendo a média complexidade. No local, serão oferecidos serviços de clínica médica, pediatria, ginecologia e, posteriormente, a realização de cirurgias de pequena e média complexidade.

Durante o programa ao vivo, vários assuntos importantes foram tratados como a realização do primeiro transplante cardíaco do Complexo Hospitalar Samuel Libânio. “Agradeço e parabenizo as centenas de pessoas que contribuíram para o sucesso de momento histórico, o cirurgião cardiovascular, Dr. Alexandre Hueb e sua equipe que realizou o primeiro transplante. O paciente transplantado é da cidade de Três Corações e passa muito bem. Atualmente três equipes fazem esse procedimento em Belo Horizonte, outra na cidade de Itajubá, e Pouso Alegre agora também é um centro de referência para transplante cardíaco em Minas Gerais. É um grande diferencial do nosso Complexo Hospitalar Samuel Libânio”, disse o presidente da FUVS.

Ele também destacou a importância da inauguração da Sala de Enfermagem do Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL), um local de bem-estar e espaço de descanso para cuidar de quem cuida dos pacientes.

Durante a visita, o presidente da FUVS visitou o Lar Irmã Maria Augusta, localizado junto à nova unidade do Complexo Hospitalar Samuel Libânio, e lá conferiu novos equipamentos adquiridos como o novo fogão e prateleiras da cozinha local.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais