A Univás foi representada na Etapa Nacional das Paralimpíadas Escolares realizada em São Paulo entre os dias 17 e 22 de novembro pelo professor do Curso de Educação Física, Juarez Luiz Abrão, e o aluno do projeto de extensão ao Atendimento à Pessoa com Deficiência, João Otávio Giannini Silvestre. “A participação marcou um momento histórico para a instituição pois é a primeira vez que um atleta integrante de um projeto de extensão da Univás compete no maior evento paralímpico escolar do Brasil”, ressalta Juarez.

Representando a Delegação do Estado de Minas Gerais, o professor Juarez foi convocado como Técnico de Atletismo Paralímpico e o atleta José Otávio, destacou-se entre os melhores atletas do país em sua categoria, participando nas provas de Corrida de 400m, Corrida de 100m e Arremesso do peso.

O desempenho surpreendente reforça a relevância do trabalho desenvolvido pela Univás na promoção da inclusão e no incentivo ao esporte paralímpico. “Do Sul de Minas, foram poucos os representantes presentes na competição, o que amplifica ainda mais a importância dessa conquista para a região. A presença do professor Juarez Abrão e do aluno José Otávio é resultado do investimento contínuo da Univás em formação, pesquisa e projetos que valorizam a pessoa com deficiência”, conta o coordenador do curso de Educação Física, Rodrigo Pereira.

A Univás mantém iniciativas consolidadas, como as atividades de extensão para as pessoas com deficiência, o curso de formação em esporte paralímpico e o projeto do Futebol Down, reforçando seu compromisso com a inclusão e com o desenvolvimento humano.

A participação na Etapa Nacional das Paralimpíadas reforça o papel da Univás como instituição engajada na transformação social, garantindo oportunidades, visibilidade e formação integral para seus estudantes e para a comunidade.