Sempre pensando no bem estar e saúde dos seus funcionários, a Gerência de Recursos Humanos (GRH) da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS) realizou mais uma atividade de conscientização institucional por meio do trabalho que está sendo feito na instituição relacionado a Norma Regulamentadora nº 1 (NR1) que trata da gestão de riscos ocupacionais (GRO). “Começamos o trabalho observando os números, os indicadores, que vieram de várias atividades como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) e treinamentos internos. Depois de coletadas todas as informações, com a necessidade de expansão, estamos atuando junto às lideranças da instituição até que cheguemos aos seus liderados”, explica a gerente de Recursos Humanos da FUVS, Benigna Terezinha Maia Santiago (foto abaixo), sobre a ação promovida na manhã desta quinta-feira, dia 4 de dezembro, na Unidade Central.
Segundo ela, várias situações foram trabalhadas pelo GRH/FUVS que agora foram repassadas para as lideranças. “Vai chegar o terceiro momento que isso vai ser passado para todos as médias lideranças e funcionários. Com calma e firmeza precisamos mostrar tudo sobre a legislação, que impõe muitas responsabilidades. Então, é necessário, além de passar para liderança essas questões, subsidiar e amparar para que todo o processo alcance êxito. Nessa atividade de hoje foram abertos novos horizontes, quando compartilhamos com as lideranças os nossos pensamentos, apontamentos, mapeamentos e identificações. Tudo isso precisa ser transformado agora em ações práticas pois nossa instituição trabalha constantemente para oferecer um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para todos”, conta Benigna.
O superintendente de Gestão Estratégica da FUVS, Alexandre Moreira Faria (foto acima), explica que a NR1 passou por atualizações para incluir a obrigatoriedade de identificar, avaliar e gerenciar riscos psicossociais. Esses riscos referem-se a fatores do ambiente de trabalho que afetam a saúde mental dos trabalhadores, como estresse, assédio, carga de trabalho excessiva e falta de apoio. “A mudança, que entrou em vigor em maio de 2025, exige que as empresas adotem medidas de prevenção para proteger a saúde mental dos funcionários e melhorar o bem-estar no trabalho”, enfatiza.