Pós Univás realiza aulas presenciais e bancas em um dia histórico na Unidade Fátima

08/12/2025

Os cursos de mestrado e doutorado da Pós Univás viveram um momento histórico na manhã deste sábado, dia 6 de dezembro, na Unidade Fátima. Um grande número de alunos se reuniu para aulas presenciais, bancadas e momentos festivos que celebraram todas as atividades que foram realizadas no ano letivo de 2025. “Esse encontro tem como objetivo estabelecer um momento de convivência, de diálogo entre os nossos alunos. E além dos alunos, é importante destacar também a presença de egressos e de todo o corpo docente dos dois programas. Algumas questões foram discutidas em aulas, palestras e mesas redondas. Também foram realizadas minibancas de alunos que estão cursando a disciplina de seminários de pesquisa e no PPGPCAS durante todo o dia e bancas de alunos que estão em fase de desenvolvimento da pesquisa de dissertação ou de tese. Um dia de muito convívio e muito aprendizado”, conta o coordenador do PPGEduCS, Atílio Catosso Salles.

O reitor da Univás, José Dias da Silva Neto, deu as boas-vindas a todos os presentes. “É maravilhoso ver essa plateia fantástica reunida nesta manhã de sábado. Esse compartilhamento de ideias, informações e interesses faz toda a diferença na vida acadêmica. Interesses e assuntos em comum vão se entrelaçando e os objetivos vão ficando cada vez mais claros. O encontro potencializa os projetos e trabalhos que vão trazer visibilidade para vocês e engrandecer cada vez mais o mestrado e doutorado da Univás”.

A pró-reitora da Pós-Graduação, Joelma Faria Nogueira, falou sobre a importância do mestrado e doutorado da Univás. “É uma alegria imensa abrir as portas da universidade para receber vocês, que já são formadores de opinião, produtores de conhecimento e pesquisadores. São nesses momentos de apresentação, de conversas no corredor, de convívio, que muitas vezes nos ajudam a redefinir o nosso objetivo. Então, nós precisamos aproveitar esses momentos para esse engrandecimento pessoal e profissional. Nós começamos transformando o nosso fazer profissional, acadêmico, transformamos a nossa casa, transformamos o nosso ambiente, e aí nós transformamos o mundo. Nós não podemos perder de vista que somos agentes transformadores”, analisa.

A coordenadora do Programa de Pós-graduação Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde (PPGPCAS) da Univás, Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça, agradeceu a presença de todos. “Nossa missão é produzir ciência. O nosso comprometimento está na nossa responsabilidade de produzir ciência e ciência de qualidade. Então, independente da área que cada um trabalha, da linha de pesquisa que cada um está inserido, temos uma missão maior até o final do mestrado e doutorado aqui na Univás”, ressaltou.

A aluna Helena de Carvalho Fernandes, da cidade de Conceição das Pedras, que realiza mestrado na Pós Univás disse que viveu uma experiência maravilhosa ao lado de tantos alunos e professores incríveis. “Para mim é a realização de um sonho realizar o mestrado aqui na Univás. Eu conversava com meu marido e falava, eu quero fazer o mestrado, eu quero sentar, ter uma aula, ver um professor inteligente falar, um professor que dá aula e você fica assim fascinado, aquela magia da aula, então era isso que eu queria, eu queria sentar e apreciar uma aula gostosa de um professor inteligente falando. Hoje aqui quando eu sentei no auditório e vi a professora Joelma falando, eu tirei uma foto dela e mandei para o meu marido e falei amor lembra aquele sonho foi realizado hoje. Eu estou realizando meu sonho, só dá vontade de agradecer a Deus, rezar e conversar com todo mundo e aproveitar todos os ensinamentos”, declarou.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais