Os alunos do 6º período do curso de Fisioterapia da Univás realizaram uma visita à Escola Estadual Antônio Mariosa, em Pouso Alegre, para demonstrar na prática a importância da atividade física regular para adolescentes, por meio do projeto “Movimento que Transforma”.

De acordo com o coordenador do curso, professor Diego Openheimer, o projeto tem como propósito incentivar os jovens a adotarem hábitos de vida saudáveis, promovendo mais qualidade de vida e maior conscientização sobre o cuidado com o corpo e a mente.

A ação foi estruturada para avaliar a influência da prática regular de exercícios físicos, destacando o papel essencial da Fisioterapia no combate ao sedentarismo, na orientação de práticas seguras e na promoção da saúde física, mental e social — contribuindo para um desenvolvimento mais saudável no presente e no futuro.

O projeto foi organizado em quatro fases complementares com abertura teórica onde os estudantes apresentaram aos adolescentes os benefícios da atividade física para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida. Em seguida o teste de fadiga feito por meio de caminhada rápida ou step test, avaliou-se a resposta do corpo ao esforço físico. A atividade contou com circuito de atividades lúdicas em grupos, sendo que os participantes realizaram desafios que estimularam movimento, socialização, coordenação e bem-estar. No desafio final os adolescentes enfrentaram duas provas práticas. Primeiro a prova de precisão biomecânica com transporte de objetos do solo para uma bancada, utilizando a técnica correta; e depois o labirinto do equilíbrio que contou com teste de alcance em apoio unipodal.

A pontuação obtida nas provas definiu o vencedor, com critério de desempate realizado por meio de avaliação de equilíbrio com os olhos fechados. A atividade foi encerrada com uma premiação simbólica, em reconhecimento ao engajamento e dedicação de todos os participantes.

Participaram da iniciativa os acadêmicos Danielle de Lima Souza; Maria Laura Ferraz N. de Castro; Lucas Eugênio F. Barbosa; Pedro H. Pereira Paulino e Graciela Auxiliadora Arruda.
