Univás participa de avaliação do Inep para teste dos novos instrumentos avaliativos

15/12/2025

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) concluiu, na última sexta-feira, 12 de dezembro, a agenda de atividades da avaliação híbrida in loco, realizada no âmbito do teste dos novos instrumentos avaliativos do Ministério da Educação. A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi uma das instituições selecionadas, entre mais de 100 instituições de ensino superior de todo o país, para participar, voluntariamente, desse processo piloto, que envolveu cursos da área da Saúde e Bem-Estar.

Ao longo da semana, a agenda definida pela Comissão Avaliadora, em articulação com a Instituição, contemplou entrevistas com a gestão superior, coordenações de curso, Núcleos Docentes Estruturantes, docentes, estudantes, egressos e a Comissão Própria de Avaliação (CPA), além de visitas sistemáticas à infraestrutura acadêmica e administrativa e aos campos de prática localizados nos municípios de Pouso Alegre e Borda da Mata.

As atividades foram desenvolvidas de forma integrada, com participação presencial e remota da Comissão Avaliadora, composta pelas professoras Rafaela Palhano Medeiros Penrabel (ponto focal) e Joana Darc Matias do Prado Teles, na modalidade presencial, e Carla Solange de Melo Escórcio Dourado e Karina Silveira de Almeida Hammerschmidt, na modalidade virtual, o que possibilitou uma análise abrangente e qualificada dos processos institucionais e acadêmicos.

Entrevista com egressos

Entrevista com egressos
Entrevista com discentes


Entrevista com discentes

Na reunião de abertura, o Reitor da Univás, Prof. Dr. José Dias da Silva Neto, ressaltou o caráter eminentemente formativo do processo avaliativo e estabeleceu um paralelo com a trajetória acadêmica da pós-graduação, ao comparar o teste dos novos instrumentos a uma banca de qualificação. Em sua manifestação, destacou que se trata de um momento privilegiado de reflexão crítica, amadurecimento institucional e ajustes estruturantes. “Na qualificação, aparamos as arestas, revisitamos caminhos e consolidamos os fundamentos do trabalho, preparando-nos, então, para a defesa. É dessa forma que compreendemos o processo conduzido pelo Inep. O teste dos novos instrumentos configura-se como uma etapa de preparação, de escuta qualificada e de aprimoramento contínuo, que antecede uma ‘defesa’ mais madura, mais justa e mais aderente à realidade das instituições e às demandas da sociedade”, afirma.

Reunião de encerramento

Ao participar voluntariamente desta etapa, a Univás reafirma seu compromisso com a transparência, a responsabilidade institucional e a melhoria contínua, compreendendo a avaliação como um processo pedagógico, dialógico e estratégico para o fortalecimento da educação superior.

Compartilhe nas redes sociais