Evento encerra segunda fase do projeto Lean no Complexo Hospitalar Samuel Libânio

18/12/2025

Um evento realizado na manhã desta quinta-feira, dia 18 de dezembro, marcou o encerramento geral do Projeto PROADI -SUS da fase 2 de implementação do projeto Lean “Transformação nos Hospitais” e da etapa de monitoramento no Complexo Hospitalar Samuel Libânio (CHSL). “Estamos encerrando o nosso ciclo da Fase 2 do Lean. Todo esse processo, essas mudanças de cultura, a implantação de novas ferramentas, o reconhecimento dos nossos entraves, melhorias na assistência e na qualidade do atendimento, contribuiu muito para nossa eficiência, nosso giro de leito, tanto da parte da superlotação na Fase 1 quanto da parte do Centro Cirúrgico da Fase 2. Agradeço muito os consultores e o engajamento da nossa equipe. Foram muitos frutos colhidos durante esse processo. Foi um trabalho maravilhoso trazido por eles, que veio só para engrandecer ainda mais o nosso trabalho aqui no Complexo Hospitalar”, afirma o diretor técnico do HCSL, Dr. Saulo Lamas.

Os profissionais de saúde da Sociedade Beneficente de Senhoras- Hospital Sírio Libanês do estado de São Paulo, a médica Lídia Akemi Tatekawa, e o especialista em processos da diretoria de Compromisso Social, Clésio Gomes Souza, participaram on-line do evento de encerramento. “Esse projeto fez uma verdadeira revolução no Complexo Hospitalar e trouxe muitas melhorias e resultados expressivos, refletidos no potencial do hospital, nos atendimentos, na assistência ao nosso paciente, na qualidade e na eficiência. Agradeço muito os profissionais Clésio e Lídia, que fizeram com que nossa equipe pudesse enxergar o seu potencial e desempenhar o trabalho com muita eficiência”, analisa a diretora administrativa do CHSL, Jusselma Reis.

Devido à alta performance na implantação do Lean na Fase 1, chamada Lean das Emergências, o Complexo Hospitalar foi contemplado para participar da Fase 2, que trouxe muitos benefícios aos pacientes e ampliação de acesso, pois atuou diretamente no Centro Cirúrgico e Unidades de Internação para beneficiar muito a população de Pouso Alegre e região, com melhoria do fluxo, aumento do número de cirurgias, diminuição do tempo de uso de salas cirúrgicas, entre outros serviços de saúde.

O assessor da Presidência da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), Paulo César Figueiredo Pereira, agradece o trabalho de excelência desenvolvido no projeto Lean. “Devemos buscar esse sentimento de comprometimento, de pertencimento, entendendo de que tudo isso que foi construído precisa continuar pois a instituição busca o aprimoramento, melhores resultados e a expansão a todo momento. Tudo deve ser feito, pensado primeiramente na melhoria do atendimento aos nossos pacientes”, finaliza.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais