Paciente que teve AVC grave tem alta e poderá participar da formatura da filha

19/12/2025

O funcionário José Nilton Marques Rezende do setor de Nutrição do Complexo Hospitalar Samuel Libânio teve alta nesta sexta-feira, dia 19 de dezembro, depois de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) grave que se tornou mais uma história emocionante e de superação no CHSL. “É uma história de milagre, superação, mas também de competência e estrutura organizada. O AVC, que é uma causa importante de mortalidade, também pode deixar sequelas. Na segunda-feira, José teve um mal súbito, que foi categorizado como um AVC isquêmico e um AVC grave, que pegava uma região que era primordial para a sobrevivência. Nós conseguimos detectar a tempo, o Pronto Atendimento observou e chamou a equipe da Neurologia, fizemos a trombólise para dissolver coágulos sanguíneos bloqueiam vasos, restaurando o fluxo sanguíneo, e conseguimos levá-lo para a UTI. Durante a UTI, ele teve uma reperfusão daquela área, ele regrediu todos os sintomas que vinha apresentando na admissão. Foi um trabalho muito bonito de ver da equipe da intensiva, do pessoal do pronto-entendimento, da equipe da neurologia, pessoal da fonoaudiologia, todos que tiveram envolvidos. Uma coisa que chamou atenção é que durante o momento da trombólise, durante a admissão do pronto-socorro, ele estava todo alegre, brincalhão, e durante a UTI ele ficou um pouco mais ansioso, começou a chorar. Quando a gente questionou o motivo, é porque ele ia ter uma formatura da filha, hoje, e ele lutou muito pra conseguir isso, e não sabia se ele iria conseguir estar presente. Então pra nós, além de ser um milagre, graças a todas as pessoas envolvidas, é um presente pra filha dele poder dançar a valsa com o pai”, contam os médicos Johnny Neves e Carla Tostes.

O paciente trabalha no CHSL há 10 anos no setor de Nutrição. “Eu estava em casa outro dia sozinho, senti mal, e vim parar no pronto-socorro. Aqui fui muito bem atendido, descobri que estava tendo um AVC e fui socorrido imediatamente. Agora, já estou tendo alta, graças a Deus. Eu agradeço muito, fui muito bem tratado aqui, agradeço muito a vocês, que foram tão bacanas comigo. Hoje eu tenho a formatura da minha filha. Estou emocionado, nós lutamos muito para ela estar formada... é a coisa mais linda do mundo. Pra sempre, vamos só agradecer a Deus e o hospital pelo atendimento e o carinho que fui tratado”, disse José Nilton.

O CHSL já recebeu o prêmio Angels Awards com o status "Platinum”. O reconhecimento é devido ao protocolo de atendimento a Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), que é realizado no Complexo Hospitalar com tempo recorde, gerando uma qualificação de protocolo. A meta é que o paciente com AVC seja internado durante sete dias, considerando a fase aguda e toda a investigação do mecanismo da prevenção. A média de permanência da unidade AVC do CHSL são cinco dias, ou seja, está com uma média de tempo de permanência inferior à meta. Isso mostra que a equipe é eficaz e comprometida com o melhor atendimento ao paciente.

 

Compartilhe nas redes sociais