Univás comemora o Dia do Farmacêutico

20/01/2023

Na comemoração do Dia do Farmacêutico, dia 20 de janeiro, o destaque vai para o curso de Farmácia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), criado há 22 anos e que já graduou 782 farmacêuticos, contribuindo sobremaneira com a comunidade local e regional.

Professor Pythagoras de Alencar Olivoti, coordenador do curso de Farmácia

Sobre o curso

O curso de Farmácia da Univás tem foco na formação generalista, ou seja, uma formação completa para todas as áreas que a profissão necessita. “Preparamos o profissional para análise clínica, indústria farmacêutica, dispensação de medicamentos nas farmácias, para o trabalho na farmácia hospitalar e de manipulação. Esses alguns segmentos onde o mercado de trabalho mais absorve, mas a formação na Univás é ampla abrangendo os fatores pessoal e profissional dos nossos acadêmicos. Mostramos para nossos alunos a importância e a responsabilidade de ser um profissional de saúde, que deve trabalhar com muita dedicação, com muita simplicidade, humildade, e, evidentemente, com muita competência”, conta o professor Pythagoras de Alencar Olivoti, coordenador do curso de Farmácia da Univás e presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS).

Criação do curso

O professor Pythagoras Olivoti foi o criador do curso de Farmácia da Univás, que possui 22 anos e já graduou 782 farmacêuticos, contribuindo muito com a comunidade local e regional. “Tenho a satisfação muito grande de fazer parte da história desse curso e da Univás. Há 22 anos, eu fui convidado a criar esse curso dentro da Universidade do Vale do Sapucaí. A princípio, eu vim para criar o curso e não para ficar. Então, primeiro criei o projeto pedagógico e entreguei ao reitor Arthur Bittencourt, que me pediu que ficasse e cuidasse do curso de Farmácia. Nesses 22 anos, adquiri bons amigos, fui rodeado de boas pessoas e bons profissionais. Fico muito feliz ao ver profissionais formados por esse curso adquirindo muito sucesso, trabalhando com muita seriedade e dignidade. Hoje, nosso curso é referência não só dentro da universidade mas para toda comunidade do Sul de Minas Gerais”, conta emocionado o professor Pythagoras.

Polo farmacêutico

A consolidação da cidade de Pouso Alegre como polo farmacêutico incentiva cada vez mais que acadêmicos de toda a região busquem o curso de Farmácia da Univás. Com a excelência de ensino oferecido pela Univás, é bastante comum que todos os alunos do último período já saiam empregados ou encaminhados profissionalmente. “Optei pelo curso pois percebi nele a possibilidade de fazer estágios tanto no Hospital das Clínicas Samuel Libânio nas áreas de laboratório de análises clínicas e a farmácia hospitalar, quanto nas farmácias, indústrias e empresas conveniadas com a Univás. A probabilidade de obtermos um excelente estágio é muito maior estudando aqui na Univás”, conta a egressa da Univás, Laura Duarte, que atualmente trabalha no Laboratório de Análises Clínicas do Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL).

Aliás, o professor Pythagoras, quando chegou a Pouso Alegre, uma das primeiras pessoas que conheceu foi o empresário João Marques, que o acolheu de braços abertos e disse que aguardava a implantação do curso de Farmácia para formação de profissionais para trabalhar em suas empresas farmacêuticas União Química, Cimed e Biolab. “Tenho um apreço enorme pelo sr. João Marques que estimulou muito a caminhada do curso de Farmácia da Univás”, pontua.

Mercado de Trabalho

O farmacêutico formado na Univás conta com um mercado de trabalho aquecidíssimo em Pouso Alegre e região. “Temos hoje uma união perfeita. O curso de Farmácia que oferece uma formação de qualidade e excelência em uma cidade que é uma das grandes referências na área farmacêutica no Brasil. Com isso temos a expansão de vagas para farmacêuticos e o mercado de trabalho para profissão extremamente aquecido no município e no Sul de Minas”, explica o professor Pythagoras.

Excelência no ensino

O curso de Farmácia da Univás oferece condições de excelência para o futuro acadêmico adquirir conhecimentos na área de saúde. “Formamos na Univás um profissional completo que pode oferecer à sociedade desde a parte clínica até a industrial. Para isso, temos os melhores laboratórios, um corpo docente extremamente qualificado, sem contar que nossos alunos da Univás tem o privilégio de atuar e participar de estágios no Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), que atende 204 municípios ultrapassando a marca populacional de quatro milhões de habitantes”, conta Pythagoras.

O curso de Farmácia da Univás oferece ainda biblioteca equipada, além de estágios supervisionados, que abrangem todas as áreas relacionadas para a profissão do futuro farmacêutico, como: Farmácia de Dispensação e Manipulação, Farmácia Hospitalar, Análises Clínicas e Indústria Farmacêutica, representando um diferencial para o acadêmico que tem a oportunidade de vivenciar a rotina dos trabalhos realizados nas diversas farmácias e indústrias farmacêuticas conveniadas da cidade e da região.

Sempre em seus discursos, aulas e depoimentos, Pythagoras ressalta, especialmente aos alunos, que o curso de Farmácia faz parte de uma universidade de referência, séria, que trabalha com simplicidade, humildade e competência.