Enfermagem Univás participa de Ação de Saúde em São João da Mata

25/03/2024

O curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), comprometido com a saúde e o bem-estar da comunidade, participou na última sexta-feira, 22 de março, de uma importante ação em São João da Mata voltada para a conscientização e prevenção do câncer do colo do útero. Sob a liderança dos alunos dos períodos 7° e 9°, e com o apoio das professoras Rita e Jéssica, a iniciativa buscou oferecer serviços essenciais à população local.

Durante o evento, foram realizadas 51 coletas de exame preventivo, uma medida crucial para detectar precocemente possíveis alterações no colo do útero, fundamental para a prevenção do câncer cervical. Além disso, foram oferecidos testes rápidos, aferição da pressão arterial e glicemia capilar, contribuindo para a promoção da saúde geral e prevenção de outras condições de saúde.

A presença dos alunos, orientados pelas professoras Rita e Jéssica, não apenas permitiu a realização eficaz desses procedimentos, mas também proporcionou uma valiosa oportunidade de aprendizado prático, enriquecendo sua formação acadêmica e experiência profissional.

A comunidade de São João da Mata foi diretamente beneficiada por essa ação, que não apenas ofereceu serviços de saúde essenciais, mas também promoveu a conscientização sobre a importância da prevenção do câncer do colo do útero e outras doenças que afetam a população local.

O curso de Enfermagem da Univás reitera seu compromisso com a promoção da saúde comunitária e a formação de profissionais capacitados e engajados em servir à sociedade. Através de iniciativas como essa, continuaremos a contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida das comunidades ao nosso redor.