Ilustradora científica participa de roda de conversa e doa livros à biblioteca da Univás

12/04/2019

A professora Rosa Maria Alves Pereira, ilustradora científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) visitou a Univás nesta quarta-feira, dia 10 de abril.Na oportunidade, ela realizou a doação de alguns livros de ilustrações botânicas e zoológicas de sua autoria para a biblioteca da Unidade Fátima, onde foi recebida pela bibliotecária Zélia Nilva, e teve a oportunidade de conhecer os espaços e tecnologias do local.

Em seguida, a professora Rosa participou de uma roda de conversa com os alunos do curso de Ciências Biológicas, professores do curso, o coordenador Rodrigo Machado, e o diretor acadêmico da Unidade Fátima, Rodrigo Lima Nascimento. “Dentre os assuntos abordados, destaco a importância da ilustração na descrição de espécies da biodiversidade, principalmente no âmbito da preservação ambiental. Muitos alunos demonstraram interesse pelo processo minucioso de elaboração e preservação das ilustrações.  A professora ainda falou sobre sua trajetória e experiência na área, e deu algumas dicas para ilustração de alguns modelos biológicos”, conta Rodrigo Machado.

Rosa Maria Alves Pereira

Rosa Maria Alves Pereira é mestre em ilustração científica pelo Instituto Superior de Educação e Ciências e Universidade de Évora, em Portugal. Atualmente, trabalha como ilustradora científica no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, junto às Coleções Taxonômicas. A professora coordena o Programa de Ilustração Científica da UFMG, ministra cursos de ilustração científica biológica desde 2005, oferece consultoria em Ilustração científica para grandes empresas e Institutos de Pesquisa.