Univás realiza pintura de escola municipal durante trote solidário

15/04/2019

Acadêmicos da Univás deram um verdadeiro exemplo de cidadania e solidariedade neste sábado, dia 13 de abril, com o trabalho de recuperação da pintura externa da Escola Municipal “Dr. Ângelo Cônsoli” (Ciem de Fátima). A ação é fruto do trote solidário da Universidade que reuniu todos os cursos da Unidade Fátima nessa empreitada.

O diretor da Unidade Fátima, Rodrigo Lima do Nascimento, explica que tudo começou com a ideia de unir os estudantes em causas sociais, trabalhando ao mesmo tempo conscientização e solidariedade. “Os alunos, professores e familiares compraram a ideia de ajudar a parte educacional do nosso município. Recebemos apoio de comerciantes e empresários e em conjunto estamos realizando essa atividade gratificante que gera um ambiente muito solidário. Esse espírito de doação dos alunos e professores chama a atenção de todos pois eles estão doando sem interesse, sem esperar nada em troca”, conta o diretor Rodrigo.

O diretor da escola municipal, Antônio Galvão Moreira, agradeceu muito a iniciativa e disse que pais e alunos também ficaram motivados a participar do mutirão de pintura. A secretária municipal de Educação, Leila Fonseca, também esteve presente na ação solidária e elogiou a Universidade. “Agradecemos a ação da Univás que realiza esse mutirão que além de integrar o calouro no ambiente universitário une os acadêmicos em prol da comunidade. Estamos gratos com essa iniciativa e esperamos cada vez mais estreitar os laços das escolas municipais com a Univás”, afirmou.

Todo o material usado na pintura foi arrecadado pelos calouros da Univás em empresas e pessoas que se sensibilizaram com a iniciativa. Foram arrecadas 40 latas de tinta de 18 litros, 22 latas pequenas (látex) para pintura superior das paredes, 22 galões de tinta esmalte, além de todo material de pintura (suportes de rolo, rolo, fita crepe, extensores, lonas, entre outros), totalizando cerca de R$8 mil. “Esse tipo de atividade é bem importante para conhecermos alunos de outros cursos e também ajudar de alguma forma a comunidade que estamos inseridos. Adorei participar desse trote solidário”, disse o aluno do curso de Sistemas de Informação, Delinton Moreira Jr.

Durante o mutirão, pintores profissionais voluntários orientaram os participantes e monitoraram os trabalhos durante o dia todo. “Me surpreendi com essa forma de realizar o trote na Univás. Esperava agressividade, encontrei amizade. Esperava bagunça e encontrei organização. É uma iniciativa muito boa em todos os sentidos”, avalia a aluna do curso de Engenharia de Produção, Júlia Azevedo da Silva. Um dos diferenciais da Univás é o Trote Solidário que promove a confraternização e integração dos acadêmicos, deixando de lado qualquer tipo de atitude agressiva com relação aos calouros.