HCSL é referência estadual para atendimento de vítimas de violência sexual

22/04/2024

O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) é uma instituição de referência para acolhimento e atendimento a vítimas de violência sexual. Segundo a diretora administrativa, Jusselma Reis, o serviço funciona de forma integral, ou seja, com acolhimento e assistência multiprofissional nas 24 horas por dia, nos sete dias da semana. “O HCSL possui fluxo estabelecido para o atendimento às vítimas de violência sexual de acordo com a grade estabelecida pelo  Módulo Valor em Saúde da Política Hospitalar (Valora Minas) e atua conforme a Conferência Municipal de Saúde  que possui o slogan ´Violência Sexual : É preciso falar Sobre Isso’”, conta Jusselma.

O Núcleo de Atendimento Integral às Vítimas de Agressão Sexual funciona desde 2014 no HCSL. “Desde 2014 realizamos os serviços de referência, sendo de tipo I o serviço que realiza atendimento por equipe multiprofissional, avaliação clínica, exames, testagem rápida para IST/AIDS, profilaxia com antirretroviral IST/AIDS, anticoncepção de emergência e coleta de vestígios de violência sexual, de acordo com o caso. A partir de 2022, passamos a oferecer atendimentos no serviço de tipo II, onde são realizados todos esses procedimentos e também a interrupção de gestação conforme previsto em lei”, esclarece a diretora Jusselma.

Segundo o coordenador do setor de Ginecologia e Obstetrícia do HCSL, médico Benedito Fabiano dos Reis, no momento em que a paciente dá entrada no hospital, ela tem seu acolhimento priorizado, não sendo preciso Boletim de Ocorrência ou qualquer outro tipo de encaminhamento. “No nosso Hospital. O atendimento recebeu o nome específico de time Alerta Roxo. Nossa equipe multiprossional é formada por médicos, enfermeiras, psicólogas e assistentes sociais. Aqui a paciente é atendida sempre de forma humanizada. É feita a notificação, exame físico, coleta de sangue para exames laboratoriais e vestígios de material genético, caso a vítima deseje produzir laudo para futura denúncia criminal. Além disso, também é realizada a profilaxia pós-exposição para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e gravidez”, explica Benedito Fabiano.


Violência sexual

Violência sexual é toda ação na qual uma pessoa, em situação de poder, obriga uma outra a realizar práticas sexuais contra a sua vontade, usando força física, psicológica ou drogas. É importante reforçar que, além do estupro, carícias não consentidas, sexo forçado no casamento, contato físico não permitido, assédio sexual e sexo entre adulto e criança também são tipos de violência sexual, que podem ser praticados tanto por desconhecidos como por conhecidos ou familiares.

Para organizar e otimizar o fluxo de atendimento às vítimas de violência sexual em Minas Gerais, o Estado conta com uma rede de instituições de referência no acolhimento humanizado e no atendimento multiprofissional, como é o caso do Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Segundo informações do Painel Epidemiológico da Violência, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG), de janeiro a março de 2024 foram notificados em Minas Gerais 679 casos de violência sexual, sendo 88,51% (601 notificações) das vítimas do sexo feminino.

Compartilhe nas redes sociais