Curso de Farmácia participa do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

15/05/2019

Mais uma ação social constante do Projeto de Extensão “Consultório Farmacêutico da Univás”, coordenado pela professora Cássia Maria Furlan, foi realizado no dia 4 de maio, no bairro Massaranduba. “A proposta desta ação consiste em destacar a importância do profissional farmacêutico junto à comunidade com participação ativa dos acadêmicos do curso de Farmácia, permitindo a aproximação deles com os problemas de saúde pública, já inserindo os acadêmicos no seu âmbito de atuação”, explica a professora Cássia Furlan.

A ação social acompanha a população, principalmente as mais carentes de recursos e de informações, com o objetivo de orientar sobre a saúde e práticas que melhorem a qualidade de vida do cidadão. Essa ação de extensão universitária da Univás contou com a parceria do Movimento Vilarejo e com o apoio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, por meio de sua Secretaria de Saúde, do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG) e da Comunidade São Benedito.

A escolha dessa data é em função do Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, comemorado no dia 5 de maio, data criada para alertar a população quanto aos riscos à saúde causados pela automedicação. “Nosso objetivo é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos. A automedicação traz diversos riscos à saúde, pois o uso de medicamentos de forma inadequada pode causar problemas como interações inadequadas, dependência, intoxicação e, em casos mais graves, até a morte. Também engloba a importância de utilizar os medicamentos corretamente e fazer o descarte de forma adequada, prevenindo riscos às pessoas e ao meio ambiente”, afirma Cássia.