Alunos Pós-graduação lato sensu fazem visita técnica à Clínica Sucesso no Aprender

20/05/2024

No último sábado, dia 18 de maio, os alunos do curso de Pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia com ênfase em Psicomotricidade da Universidade do Vale do Sapucaí, acompanhados pela coordenadora do Núcleo Educação, Prof. Ma. Alessandra de Melo Isaac Silveira, realizaram uma visita técnica à Clínica Sucesso no Aprender, da psicopedagoga e professora Ana Cristina Sousa Xavier.

A Psicopedagogia é um campo de atuação ligada à área da saúde e educação que lida com o processo de aprendizagem do ser humano. Analisa seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio no seu desenvolvimento, ou seja: família – escola – sociedade.

A visita técnica de alunos a um consultório psicopedagógico é uma experiência educativa e enriquecedora, que proporciona uma compreensão prática das teorias e metodologias estudadas em sala de aula. Destacando a importância de integrar teoria e prática na sua formação acadêmica e profissional, Weiss, 2012 salienta que “o consultório é um lugar agradável de trabalho, que possibilita trilhar, de forma prazerosa, diferentes caminhos do aprender.”

Para Weiss, as vivências nesse espaço definido formalmente, com características específicas, auxiliam o sujeito na total liberdade de agir, dramatizando situações que os constrangem, experimentando o pedagógico. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de observar o espaço de trabalho da psicopedagogia, entender as dinâmicas de cada item no espaço e a importância de cada um deles na construção de uma dinâmica de avaliações e intervenções realizadas.

Além disso, proporciona aos estudantes desenvolver uma visão holística sobre a prática psicopedagógica, observando como são feitas as avaliações, como são desenvolvidos os planos de intervenção e como se dá o acompanhamento dos casos.  Essa vivência prática é crucial para a formação de futuros psicopedagogos, permitindo que eles compreendam melhor os desafios e as necessidades dos indivíduos atendidos. Destacando que durante o acompanhamento psicopedagógico procuram-se meios auxiliares de restabelecimento do prazer na busca do conhecimento em geral, e do conhecimento escolar em particular.

A utilização de recursos como livros, jogos e equipamentos eletrônicos, por exemplo, tem a finalidade de descobrir os estilos de aprendizagem, ritmos, hábitos adquiridos, motivações, defesas e conflitos em relação ao aprender. Outros recursos utilizados pelo psicopedagogo são as dramatizações, jogos de raciocínio, de estratégias, jogos de tabuleiro, jogos eletrônicos, leituras, diálogos, desenhos projetivos entre outros.

A psicopedagoga Ana Cristina, salientou que muitos materiais dependem da demanda do sujeito atendido e precisam ser construídos de acordo com essa demanda, atendendo as especificidades dele no processo de ressignificação do aprender.

Durante a visita os alunos tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas, refletir questões trabalhadas em sala de aula e ouvir a experiência clínica das duas psicopedagogas que os acompanhavam, a Profª e Psicopedagoga Ana Cristina e a Profª e Psicopedagoga Alessandra. As duas salientaram que nas sessões de avaliação ou de intervenção serão trabalhadas questões apresentadas pelo sujeito que não possibilita o aprender, além da construção da autonomia e independência, através da relação com “como eu aprendo” e “como eu me relaciono com o saber” e serão utilizados instrumentos padronizados que são permitidos ao psicopedagogo investigar o processo de aprendizagem e propor um plano de intervenção apropriado para aquele sujeito naquele momento.

O objetivo de nossa visita foi alcançado como relata a aluna Romilda: “Através desta visita, conseguimos perceber a dinâmica do espaço clínico, analisar desde a estrutura física do espaço até o mobiliário e sia organização. Além disso, tivemos acesso aos materiais de suporte e instrumentos de avaliação usados no dia a dia clínico. Foi uma experiência riquíssima e que agregou muito ao meu processo de formação.”

A coordenadora enfatizou aos alunos que o curso de Pós-graduação lato sensu é o início de um processo de construção profissional que precisa do engajamento entre teoria e prática e um constate aperfeiçoamento teórico para dar conta das demandas de um consultório, ou melhor dizendo, de um acompanhamento psicopedagógico ético e envolvido com as especificidades dos sujeitos atendidos.