Nota de pesar pelo falecimento do professor Neil Ferreira Novo

22/05/2024

É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento do Professor Neil Ferreira Novo, ex-docente da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), ocorrido hoje. Sua trajetória exemplar e suas contribuições inestimáveis à educação e à pesquisa nos deixam um legado de excelência e dedicação.

Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP) em 1956, o Professor Neil Ferreira Novo dedicou-se à interseção entre a biologia e a matemática, realizando um curso de pós-graduação em Matemática e Estatística pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Reconhecido por seu notório saber e alta qualificação científica, recebeu títulos honoríficos da Escola Paulista de Medicina em 1979 e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1980. Em 1984, obteve o título de Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Sua carreira acadêmica foi marcada por relevantes contribuições em diversas instituições de ensino superior, inclusive a Univás, por meio de sua atuação no Mestrado Interinstitucional (MINTER), Doutorado Interinstitucional (DINTER) E Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde, onde desempenhou um papel fundamental, juntamente com a Profa. Yára Juliano, ministrando a disciplina de Bioestatística e na orientação estatística dos trabalhos de mestrado.

A comunidade acadêmica perde um grande mestre e pesquisador, cuja paixão pelo conhecimento e compromisso com a formação de novos profissionais marcaram a trajetória de muitos estudantes e colegas. Sua memória e suas realizações permanecerão como inspiração para todos nós.

Neste momento de luto, a família FUVS/UNIVÁS em luto se solidariza com os familiares, parentes e amigos. Que encontrem conforto nas lembranças de sua vida dedicada ao ensino e à pesquisa.

Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVAS), 22 de maio de 2024.