Egressa do curso de Ciências Biológicas da Univás participa de pesquisa de combate a COVID

24/08/2020

A egressa do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Gislaine Scodeler foi uma das alunas selecionadas do Programa de Avaliação da Imunogenicidade de Epítopos racionalmente selecionados por vacinologia reversa de proteínas estruturais do SARS-CoV-2 e associados ao BCG vacinal como carreador e indutor da imunidade inata treinada da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Identificar a estrutura biológica do vírus SARS-CoV-2 e, consequentemente, a maneira como atinge os seres humanos é um dos grandes desafios científicos a serem enfrentados por pesquisadores do mundo todo. Na UNIFAL, uma pesquisa nesta área busca criar uma fórmula para aumentar a capacidade do sistema imunológico de combater a doença, utilizando componentes que possam estimular a resposta imune protetora no ser humano, associados ao componente usado na vacina BCG.

A egressa da Univás, Gislaine Scodeler conta como foi descobrir que seu nome estava na listagem para participar deste projeto. “Foi bem emocionante, já que eu quase deixei passar o prazo do processo seletivo. Quando conferi a colocação no site da UNIFAL e meu orientador entrou em contato me parabenizando eu ainda custei a assimilar. Mas quando a ficha caiu eu fiquei muito feliz”, disse.

Gislaine lembra que a Univás foi e é fundamental em sua formação acadêmica. “Eu sempre me senti muito acolhida e inserida na instituição, já que quando aluna estava sempre envolvida nas ações do curso. Quando surgiu a oportunidade de assumir o laboratório de Biologia como técnica, eu não pensei duas vezes em aceitar, e hoje procuro dar o meu melhor e devolver para os alunos da Biologia todo o conhecimento que adquiri. O meu objetivo, enquanto bióloga, sempre foi levar conhecimento científico ao maior número possível de pessoas, de forma clara e simples. Hoje com o início do meu mestrado na UNIFAL eu espero poder fazer mais pela ciência e pela educação”, conta.

O coordenador do curso de Ciências Biológicas da Univás, professor Rodrigo Machado Pereira comemora as conquistas dos egressos do curso, como é o caso da Gislaine, que participará de uma importante pesquisa no combate ao COVID-19. “Os professores do curso de Ciências Biológicas manifestam grande alegria por mais essa conquista de um egresso de nosso curso. Este é o resultado de todo esforço e dedicação que ela teve como aluna, e posteriormente, como profissional que atua junto conosco na instituição. Que nossos alunos e egressos possam observar como exemplo de que os sonhos podem ser alcançados”, comenta o professor Rodrigo Machado.

Gislaine Scodeler acredita que a pesquisa desenvolvida sob orientação do professor Leonardo Almeida da UNIFAL norteie e esclareça pontos que ainda tem lacunas sobre o Sars- CoV2. “Que possamos entender alguns mecanismos da resposta imune treinada e que esses resultados tenham impacto direto na qualidade de vida da população”, finaliza.