Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas fazem visita técnica na empresa Atina

10/06/2019

Os alunos do curso de Ciências Biológicas da Univás visitaram a empresa Atina (Ativos Naturais), em Pouso Alegre, juntamente com a professora Ana Bárbara Barros, que leciona a disciplina de Gestão Ambiental, na manhã do último sábado, dia 5 de junho. O objetivo da visita técnica é de contemplar os temas de destaque na disciplina Gestão Ambiental, que possui conteúdos teóricos aplicados no processo de produção da empresa.

A busca da Atina por novos ativos naturais visa atender à demanda do mercado por produtos inovadores e ao mesmo tempo garantir fontes sustentáveis de matéria prima. “Isto exige uma abordagem abrangente e a estruturação de cadeias de suprimento resistentes e flexíveis, que respeitem os ciclos naturais de oferta e garantam fornecimento regular e perene. Essa abordagem garante confiabilidade dos produtos finais e estabelece condições de comércio justo para todas as partes envolvidas no processo”, explica a professora Ana Bárbara.

O principal ativo natural tratado pela empresa Atina provém das árvores de candeias. “O AlBi®, o Alfa-Bisabolol Natural registrado pela Atina, é obtido a partir do óleo essencial da madeira de Candeia, por processos físicos, limpos e amigáveis, de arraste a vapor e fracionamento a vácuo. É um produto de altíssima pureza, com teor mínimo 95% do isômero ativo do Alfa-Bisabolol, com consagrada atividade anti-inflamatória”, esclarece Ana Bárbara.

Os alunos do curso de Ciências Biológicas visitaram o pátio da empresa, bem como os setores de triagem, corte, silo, destilação e coletada do Alfa-Bisabolol. Além disso, os acadêmicos foram informados quanto o processo de produção e Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) pelo engenheiro florestal e o gestor ambiental da empresa.