Univás promove seminário sobre Educação Bilíngue de Surdos

11/06/2019

O seminário de “Educação Bilíngue de Surdos: teorias, políticas e práticas” promovido pela Univás está sendo realizado até dia 13 de junho. A abertura realizada na manhã desta terça-feira, dia 11 de junho, contou com as presenças do pró-reitor adjunto de Graduação, Guilherme Pincelli, e do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Antônio Homero Rocha de Toledo, além da realização de mesa redonda, palestras e oficinas nas unidades Central e Fátima. “Nosso objetivo é fomentar o debate acerca da educação bilíngue dos surdos, como meio de promover a plena cidadania e garantia de direitos linguísticos, educacionais, políticos e sociais dos surdos. Segundo dados do governo federal, existem no país mais de 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva; 20% são completamente surdos. Para acabar com essa barreira que separa as pessoas surdas foi criada a língua de sinais, chamada de Libras”, conta a professora da Univás, Patrícia de Campos Lopes, organizadora do seminário.

O evento é destinado a professores e profissionais bilíngues, interpretes de libras, técnicos, diretores de escola, pessoas surdas e familiares, estudantes universitários e pesquisadores, profissionais da área da saúde e outros profissionais que lidam com surdos. “A Lei nº 10.436 tornou a Língua Brasileira de Sinais a segunda linguagem oficial do país, além disso, os órgãos públicos e empresas vinculadas aos governos têm, por obrigação, ajudar na inclusão dos surdos e na popularização da libra”, acrescenta a professora de Libras, Patrícia Lopes.

Na manhã desta quarta-feira, dia 12 de junho, a palestra na Unidade Central trata do tema “Estudos sobre línguas de sinais: língua, literatura e tradução”. Em seguida será realizada uma mesa redonda com os participantes do evento. No período da tarde estão programadas oito oficinas sobre a Educação Bilíngue. No dia 13 de junho, serão realizadas oficinas no período da manhã, na Unidade Fátima, e palestra sobre “Educação Bilíngue de Surdos: escola, ensino e formação de professores bilíngues”, na Unidade Central.