Programa de Mestrado em Educação da Univás em projetos de extensão

23/09/2020

A ação solidária dos docentes e discentes do Mestrado em Educação da Univás materializada em cursos de extensão a fim de capacitar os professores e vai beneficiar redes municipal e estadual do sul de Minas Gerais.

O professor Cássio Diogo dos Santos, Diretor da Escola Estadual Prefeito Celso Vieira Vilela em Heliodora,  MG - reforçou a importância da extensão na região:

“Um dos pilares da melhoria da qualidade da educação é a formação do corpo docente, visando isso, que, nós, equipe gestora e pedagógica, sempre trabalhamos em prol de qualificar nossos professores para os novos desafios. Nessa forma a parceria com o curso de mestrado de educação vem contribuindo para avançar e melhorar o ensino em nosso município. Através do minicurso sobre ferramentas Google estamos capacitando nossos professores da rede estadual e municipal para desafios que este tempo de pandemia nos colocou a frente e, assim, avançar para que possamos utilizar as novas tecnologias de forma efetiva no ensino- aprendizado dos nossos alunos. Está sendo momentos de muita riqueza para toda equipe escolar e de muito aprendizado para todos. Agradeço a dedicação da equipe de coordenação do mestrado e dos mestrandos que aceitaram o desafio de elaborar e ministrar este curso e de toda faculdade que ao longo do ano sempre oferece oportunidades para que nossos alunos possam conhecer o mundo universitário, através de projetos e ações. Espero continuar com essas parcerias para novas formações que ajudaram muito o melhorar a educação. Juntos somos mais pela educação.”

Também a professora de História Elaine Cristina Bueno Gonçalves, opinou sobre a participação no curso sobre as Ferramentas Google afirmando que ‘está sendo uma experiência de muitas descobertas que são muito úteis, principalmente nesse período de Ensino Remoto.

Eu tenho um conhecimento muito básico de Word, Excel e Power point, mas não sabia que poderia utilizar essas ferramentas de maneira online e este aprendizado está me ajudando muito. Estou aprendendo e aproveitando ao máximo esses conhecimentos adquiridos.

O Google Drive, por exemplo, é uma ferramenta incrível! É muito prático e pode ser utilizado em qualquer lugar, desde que esteja conectado à internet, além de ser muito mais seguro (na minha opinião) pois um pen drive pode ser perdido ou até mesmo danificado. As Ferramentas Google têm muitas vantagens como: gratuidade, uso online, compartilhamento de informações, entre outros o que facilita o trabalho do professor que precisa se adequar a esse novo modelo de Ensino.

A metodologia do curso ministrado tem sido muito dinâmica, envolvendo os participantes. Para mim está despertando a curiosidade, pois há uma infinidade de aplicações e utilidades e devemos sempre estar nos atualizando. Enfim, tenho aprendido muito e fico ansiosa para aprender mais.”

Por fim a professora Renata Helena Lino Honorato fez questão de fazer um comentário pessoal sobre o curso:

“..., quero primeiramente parabenizar os mestres e mestrandos da UNIVÁS, por idealizar e colocar em ação o Curso Básico de Informática “Ferramentas do Google” que está sendo de suma importância para os professores e profissionais envolvidos da rede municipal e estadual.

O curso possibilita a ampliação do conhecimento sobre as diversas ferramentas disponíveis na internet que ajudarão o professor, ou seja, darão um suporte melhor ao planejar e executar suas aulas remotas neste momento em que o isolamento social se faz necessário.

Educar para SER é e sempre será um enorme desafio. Mas cabe a cada um de nós, profissionais da educação, buscar a excelência para sermos capazes de “abraçar” e encorajar nossos alunos a serem melhores como estudantes, cidadãos do mundo, capazes de transformar seus sonhos em realidade, construindo um mundo digno e feliz para todos. E a internet neste momento de pandemia revolucionou as formas de comunicação, de ensinar e aprender mesmo distantes. Daí a importância do curso e das ferramentas que estão sendo mostradas em cada encontro. O curso nos mostra que as ferramentas disponíveis no Google serão os degraus para chegarmos próximos de nossos alunos. E acredito que ao término do curso todos sairemos “mais” informados, mais capacitados em relação ao domínio da tecnologia.”