Mestrado em Educação realiza Webinar sobre “Reforma Universitária no Brasil”

28/09/2020

O Webinar foi realizado no dia 25 de setembro com a temática “Reforma Universitária no Brasil”, organizado pelos mestrandos em Educação, da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), e do Curso de Pedagogia no âmbito da disciplina “Planejamento, Gestão e Avaliação do Ensino Superior” ministrada pelo professor Dr. Nelson Lambert e professora  Dra. Rosimeire A. S. Borges.

O objetivo foi oportunizar aos mestrandos e egressos do Mestrado em Educação da Univás aprofundar conhecimentos sobre aspectos históricos da constituição da Educação Universitária no Brasil até a universidade que temos atualmente. Na abertura falaram o professor Dr. Nelson Lambert, o professor Peterson Beraldo, coordenador do Curso de Pedagogia, e a professora Dra. Neide Pena, falou da relevância do evento, dando boas-vindas a todos e a todas.

As conferências ficaram a cargo dos professores convidados e alunos do Mestrado em Educação: Dra. Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano, (UNIFEI); professor Dr. Edson Moura da Silva (SENAC /MINAS); professor Dr. Marcelo Costa Ribeiro e professora Brígida Maria Rodrigues Alves Medeiros, mestrandos.

Cada um dos palestrantes teve a oportunidade de analisar a evolução da Universidade desde 1968 até 2020. Uma verdadeira linha do tempo sobre a reforma da universidade no Brasil.

Foram momentos de muita reflexão e aprendizado, desde a LDB de 1968, passando pelos mais diversos atos regulatórios, inclusive a Lei do Sinaes, em 2004, até chegar à MP 935/2020 – Medida Provisória que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior, decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de pandemia provocada pela Covid 19, e da emergência de saúde pública de que trata a lei nº 13.979/2020.

O Mestrado da Educação agradece aos participantes e convidados, a presença e a parceria do professor Mestre Peterson Beraldo, alunos do curso de Pedagogia, aos alunos e egressos do Mestrado em Educação e, em especial, a acadêmica de Pedagogia Elania Kelly de Araújo Sousa, sempre presente nos cursos de extensão do Mestrado e nos projetos de capacitação pedagógica.