Revista Argumentos da Univás participa de evento na UNICAMP

19/08/2019

A revista Argumentos do Mestrado da Educação da Univás participou do II Encontro Nacional de Portais de Periódicos (II ENAPP), promovido pelo Sistema de Bibliotecas da UNICAMP nos dias 08 e 09 de agosto, no Centro de Convenções da universidade realizadora do evento.

O encontro é um importante evento da área de editoração de periódicos científicos e nesta edição teve o objetivo de proporcionar aos participantes o acesso às principais inovações em torno do gerenciamento de periódicos científicos e portais de periódicos, contando, sobretudo, com a troca de experiência entre editores, docentes, bibliotecários, pesquisadores e demais interessados.

Além disso, o evento foi palco para a apresentação dos resultados do grupo idealizador da Rede “Tulipa” com vistas a implementar e fortalecer uma Rede Nacional de Portais de Periódicos.

Este ano a temática da programação foi “Da visibilidade científica e acadêmica ao processo de indexação em Portais de Periódicos Científicos: como estão os nossos rankings?” e que atendeu muito bem às expectativas do público alvo participante. A Revista Argumentos PRÓ-EDUCAÇÃO do Mestrado em Educação da Univás esteve representada pelas editoras Profa. Dra. Neide de Brito Cunha (Editora Científica) e a Profa. Dra. Susana Gakyia Caliatto (Editora Associada) no evento.

A professora Neide de Brito relatou que foram dois dias muito proveitosos e esclarecedores em relação à implementação de portais de periódicos eletrônicos para as Universidades. As revistas científicas da Univás são três periódicos já avaliados pelo Qualis Capes com classificações importantes no cenário das revistas científicas, sendo que a Univás é detentora de um portal de periódicos. Sobretudo foi possível obter informações sobre o desafio da migração da versão OJS 2.4.8.3 para a nova versão OJS 3.2 de sistemas de revista e a sua utilização. Esses subsídios serão muito úteis para que se possa, a exemplo das demais universidades participantes do ENAPP, inovar o sistema de tramitação e de processo editorial das revistas da Univás, o que é um aspecto primordial para o desenvolvimento do trabalho dos editores, da política de pesquisa e publicação institucional.

A professora Susana destacou a importância da revisão e diagramação da revista para o seu marketing e divulgação afirmando que no workshop “Divulgação científica para periódicos” ficou evidente que as revistas científicas devem chegar a diferentes públicos fazendo a informação científica ser acessível aos profissionais das áreas aplicadas e em diferentes contextos. O esforço dos pesquisadores e editores não pode se ater às citações referenciadas nos trabalhos de pesquisa, eles podem alcançar o público mais amplo mudando perspectivas educacionais, práticas e consciências. Para isso, as mídias sociais devem ser acionadas, começando pelas mais pessoais como WhatsApp, o Facebook e o Twitter.

O restante da programação apreciada pelas professoras editoras pode ser conferido pela relação de palestras e seus autores, a seguir:

-Panorama dos Portais de Periódicos no Brasil (Gildenir Carolino Santos, UNICAMP)

-Competência em informação para gestores de portais periódicos (Regina Célia Baptista Belluzzo, UNESP)

-Criação e implantação de templates para periódicos eletrônicos no OJS: facilidades para autor e editor – uma questão de acessibilidade (Osvaldo de Souza, UFC)

-AmeliCA: un proyecto de cooperación para visibilidad y desarrollo de revistas científicas (Cecilia Rozemblum, Representante da AmeliCA, Argentina)

-O indexador DOAJ na expectativa da qualificação científica do periódico (Alejandra Manco Veja, Representante do DOAJ, Peru)

-ORCID e a personalização do autor: boas práticas e vantagens para a publicação - Ana Heredia (Diretora Regional da ORCID na América Latina)

-Workshop: Fluxo Editorial do OJS 3.0 (Suely de Brito Clemente Soares, Content Mind)

Workshop: Divulgação científica para periódicos (Germana Barata, UNICAMP)

-Apresentação do Coral Zíper na Boca