Alunos do PPGEduCS realizam oficina prática para docentes de Borda da Mata

08/10/2021

Foi realizada mais uma oficina prática do “Curso de formação docente: possibilidades de uso de TDIC nas aulas remotas” no dia 15 de setembro de 2021, das 18h às 20h30, para docentes da Rede Municipal de Educação de Borda da Mata-MG, na plataforma Google Meet.

O curso é um projeto de extensão sob a responsabilidade das docentes do PPGEduCS Rosimeire Borges e Paula Chiaretti e é ministrado por uma equipe de alunos do Mestrado em Educação, Conhecimento e Sociedade da Univás: Jéssica Aparecida Teixeira Santos (coordenadora do projeto), José Ronildo Lopes Soares, Lucas Gambogi Antunes, Jeferson Renan Gustavo da Rosa e Laís Coutinho de Souza. Tem ainda a participação das alunas do Curso de Pedagogia da Univás, Raphaela Bianca Silva de Souza e Elania Kelly de Araújo Sousa.

A professora Jéssica iniciou uma apresentação sobre a criação de um e-mail profissional que pode ser utilizado para fazer login em conta Google e outros aplicativos.

Em seguida, apresentou sobre algumas possibilidades e funcionalidades referentes ao aplicativo EduEdu, que pode ser utilizado como auxiliar pelo docente para o acompanhamento do processo de desenvolvimento dos alunos, para identificar dificuldades apresentadas e criar atividades personalizadas. Além disso, é um aplicativo lúdico, que possui um sistema dinâmico e criativo, e uma variedade de textos, jogos e músicas.

Após a introdução, a ministrante prosseguiu apresentando alguns passos disponíveis para leitura que aparecem na página do aplicativo.

Nessa perspectiva, a professora Jéssica propôs aos participantes uma atividade para aprenderem na prática como utilizar o aplicativo EduEdu. Explicou como baixar esse aplicativo e apontou algumas funções necessárias antes de se acessar as funcionalidades que existem dentro do aplicativo como criação de conta, arrastar para cima, clicar no aceite e selecionar a área profissional.

Após essa apresentação, a professora Jéssica solicitou que os docentes participantes cadastrassem seus alunos e acessassem as informações no e-mail. Foi também mostrado como compartilhar com os alunos, por meio de um link, e como trocar a senha se necessário.

Nesse momento, também foram apresentados aos professores participantes, os aplicativos Mobizen e Fastvid, que possibilitam a gravação da tela do computador.

Raphaela Souza, graduanda do curso de Pedagogia da Univás, ressaltou que “essa oficina possibilitou aos docentes conhecerem algumas possibilidades e funcionalidades oferecidas por esses três aplicativos que ainda não tiveram a oportunidade de experimentar, explorar e conhecer. Além disso, a equipe proporciona a esses docentes a inserção no contexto tecnológico, permitindo que explorem novas práticas e metodologias que aproximem os alunos e facilitem a aprendizagem”.

Para a professora Rosimeire, como a professora Jéssica experiencia a utilização desses aplicativos em suas aulas e como psicopedagoga ela tem propriedade para mostrar aos docentes esses aplicativos e as atividades lúdicas possíveis por meio de seus diferentes recursos, “são momentos de aprendizado sobre ferramentas tecnológicas que podem auxiliar os alunos na compreensão dos conceitos estudados, pois possuem uma dinamicidade, possibilitando o desenvolvimento da criatividade e a interação entre os alunos e os professores”.