Semana da Biologia promove cursos para alunos das escolas da região

10/09/2019

Minicursos das áreas das Ciências Biológicas para alunos de ensino médio das escolas da região foram realizados de 03 a 5 de setembro. As oficinas propostas foram parte da programação da 19ª Semana da Biologia da Univás. “O objetivo das atividades foi aprofundar os conhecimentos adquiridos pela disciplina de biologia através de uma vivência prática, além de estimular a prática de investigação científica e o seguimento na área”, conta o coordenador do curso, Rodrigo Pereira.

As práticas foram executadas nos Laboratórios Multidisciplinares de Biologia da Unidade Fátima da Univás. Através das atividades propostas os alunos puderam conhecer melhor temas como biodiversidade, meio ambiente, saúde, biotecnologia, atividades laboratoriais e pesquisa científica.

Em um dos cursos “Microscopia e Microbiologia”, muitos alunos tiveram contato, pela primeira vez, com o microscópio óptico, e realizaram a preparação de amostras para análise microscópica e observação dos processos de cultivo e seleção de microrganismos. Todo o minicurso foi realizado através de aulas demonstrativas e práticas no Laboratório Multidisciplinar de Biologia I.

O curso de “Botânica e Zoologia”, realizado no Laboratório Multidisciplinar de Biologia II, teve ênfase nas pesquisas de biodiversidade de fauna e flora. Também abordou outros temas relacionados ao meio ambiente. Através da oficina, os alunos realizaram práticas de plantio de mudas, acompanhamento do desenvolvimento vegetal e observação de coleção zoológica. Ao final, também realizaram, sob supervisão técnica, a montagem de uma pequena coleção entomológica.