A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Univás realiza a partir de setembro um treinamento de "Comunicação Executiva" em parceria com a Gerência de Recursos Humanos da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS). “Esse treinamento vai atingir as secretarias das unidades acadêmicas, das pró-reitorias, da reitoria e da procuradoria institucional, no intuito de melhorar a nossa comunicação executiva. Porque é uma comunicação que executa, executa o contato com o aluno, executa o contato com o professor, executa o contato com o público externo, executa o contrato com outros professores. Queremos enriquecer ainda mais nossa comunicação interna e externa”, explica a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, professora Joelma Pereira de Faria Nogueira, mentora do projeto, que contou com sua primeira atividade na tarde desta segunda-feira, dia 11 de setembro.
Segundo ela, a FUVS é a instituição de grande referência no sul de Minas. “Nós temos um peso muito grande nessa região, então nós temos que mostrar a nossa qualidade em todos os setores e é atrás disso que nós estamos indo. Vamos assegurar para os assistentes e auxiliares de secretaria, secretárias e o pessoal da procuradoria institucional, essa excelência no processo de comunicação”, ressalta Joelma.
Foram idealizados junto à gerência de RH e a pró-reitora de Pós-graduação dez encontros de uma hora e quinze minutos. Neles serão discutidas questões de comunicação escrita e comunicação oral. “A proposta é ser um curso bem prático. Nós vamos trabalhar em cima das questões que mais dificultam esse processo de comunicação ou que, às vezes, travam o mesmo processo no dia a dia. Uma vírgula que você não coloca direito, uma pontuação que falta, um pronome que se usa errado. É nessa direção nosso treinamento, é fazer algo prático que contribua de maneira imediata para esse processo de comunicação na instituição”, conta a pró-reitora.
O reitor da Univás, professor José Dias da Silva Neto, apoia e elogia a iniciativa. “Trabalhamos de acordo com os preceitos do MEC, enquanto universidade estamos inseridos no processo de formação do corpo técnico administrativo, a direção executiva e e a Gerência de RH, superparceira da reitoria. Então é muito bom ver que as instituições vão trabalhando nesse uníssono, todo mundo junto, porque é isso que nós precisamos para que a nossa instituição seja cada vez mais robusta. Essa é a nossa proposta”.
A funcionária do Serviço de Psicologia Organizacional e do Trabalho do RH/FUVS, Aline Cristina de Oliveira Renzi, conta que o treinamento pretende estabelecer estratégias de leitura e escrita conforme finalidade específica, com ênfase especial aos textos da área de secretariado, além de produzir textos específicos da área de secretaria, em seus diversos gêneros. “Nosso objetivo é desenvolver uma comunicação interpessoal e expressão correta em Língua Portuguesa, nos meios técnicos específicos e desenvolver a capacidade de expressão oral e escrita na Língua Portuguesa, com clareza e objetividade. Tudo isso será de extrema importância para todos”, disse Aline.