Presidente da FUVS participa de atividades da Semana Nacional do Trânsito em Pouso Alegre

18/09/2019

O presidente da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí (FUVS), José Walter da Mota Matos, que também é diretor da Delegacia Regional de Trânsito em Pouso Alegre, participou na manhã desta quarta-feira, dia 18 de setembro, de uma caminhada com 600 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares durante as comemorações da Semana Nacional do Trânsito em Pouso Alegre. “Parabenizo o prefeito Rafael Simões, o secretário municipal de Trânsito, Cel. Wagner Mutti, e a secretária municipal de Educação, Leila Fonseca, pela realização desse importante evento, que faz um trabalho de prevenção e conscientização dos acidentes de trânsito. Por meio desses ensinamentos levados às nossas crianças de Pouso Alegre vamos com certeza perceber melhorias na prevenção de acidentes. É uma alegria enorme participar dessa caminhada”, disse o presidente da FUVS.O trajeto teve início na Praça Senador Eduardo Amaral até a Praça Senador José Bento, onde foi realizado um momento cívico.

As ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), no período de 18 a 25 de setembro, incluem blitz, apresentações teatrais de alunos de escolas públicas e palestras de conscientização, abordando a importância da responsabilidade de cada cidadão para um trânsito mais seguro. “A disciplina Psicologia no Trânsito do curso de Psicologia da Univás trabalha essa conscientização. As crianças passam os conhecimentos e informações de forma mais natural para os pais, e por isso apoiamos e atuamos nesse evento”, afirma a professora do curso de Psicologia da Univás, Emilena Viana Rodrigues.

Na realização das atividades da Semana do Trânsito, a Secretaria Municipal conta com participação da Câmara de Vereadores, instituições militares, associações e clubes de serviços, empresas comerciais e de governo, secretarias municipais de Saúde e Educação e Cultura, além da Superintendência Regional de Ensino. A Secretaria Municipal de Saúde mantem um stand no local, disponibilizando à população serviços de aferição de glicemia, pressão arterial e testes de hepatite.

Neste ano o tema da Semana, escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) é: “No Trânsito, o Sentido É a Vida”. “Através de práticas cotidianas como utilizar as faixas de pedestres para a travessia de vias públicas, não falar ao celular enquanto dirige e não avançar o sinal vermelho, as campanhas educativas têm se estendido para todo o ano, sobretudo nas escolas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro”, conta o secretário municipal de Trânsito, Cel. Wagner Mutti.

A educadora de trânsito Vera Helena Machado explica que a abrangência de crianças e adolescentes nas campanhas propõe um trabalho de conscientização de futuros motoristas, tornando-os multiplicadores das ações que buscam a segurança de todos os envolvidos no trânsito, sejam pedestres, ciclistas ou condutores de veículos.