Premiação dos melhores trabalhos do XVIII Congresso de Iniciação Científica da Univás

25/11/2021

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou na tarde desta quinta-feira, dia 25 de novembro, uma cerimônia de premiação dos melhores trabalhos apresentados no XVIII Congresso de Iniciação Científica. Receberam o prêmio “Destaque Iniciação Científica ONCOMINAS 2021-Jovem Pesquisador”, os acadêmicos Iara Paiva Gerônimo, Amanda Maria de Almeida Ribeiro e Isabella Vieira Gomes.

Participaram do evento, o reitor da Univás, professor Dr. Antonio Carlos Aguiar Brandão; a coordenadora do Mestrado Profissional em Ciências Aplicadas à Saúde, professora Adriana Rodrigues dos Anjos Mendonça, Dr. Dirceu Eurílio Silva do Instituto Sul Mineiro de Oncologia (ONCOMINAS), que viabilizou a premiação dos trabalhos em destaque.

Premiações

1º Lugar – Desenvolvimento de algoritmo e aplicativo sobre cuidados pós-operatórios em Reconstrução mamária, de autoria de Iara Paiva Gerônimo, aluna do curso de Medicina, sob orientação da Profa. Dra. Daniela Francescato e coautoria de Evelyne de Mattos Andrade. “Essa premiação é estímulo enorme para que nós acadêmicos nos envolvamos sempre mais com novos projetos e também enriquece muito nosso currículo. Foi uma alegria participar desse processo que trouxe muito aprendizado profissional e pessoal para mim”, ressalta Iara Gerônimo.

2º Lugar - Análise da atividade antibacteriana do extrato hidroalcoólico da casca de schinus terebinthifolius (aroeira) sobre staphylococcus aureus e streptococcus pyogenes, de autoria de Amanda Maria de Almeida Ribeiro, discente do curso de Ciências Biológicas, sob orientação do Prof. Me. Rodrigo Machado Pereira e coautoria de Túlio Custódio Reis, Debora Aparecida da Rosa Souza, Francisco Eduardo de Carvalho Costa e Gislaine Cristina Scodeler. “É um dia muito feliz para mim, pois sou a primeira que conseguiu fazer uma graduação na minha família. Tenho recebido na Univás o incentivo para continuar conquistando meus espaços pessoais e profissionais. Agradeço a todos que me ajudaram nessa conquista”, disse Amanda Ribeiro.

3º Lugar - Análise da confiabilidade inter e intraexaminador do uso de dispositivo arduíno para avaliação da força muscular isométrica dos músculos abdutores do ombro, de autoria de Isabella Vieira Gomes, discente do curso de fisioterapia, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo da Silva Alves e coautoria de Kauany Nascimento Fagundes e profa. Bruna Leonel Carlos. “Para mim foi muito importante e recompensador receber essa premiação que coroa o esforço de todos os envolvidos. Sou apaixonada pelo que faço e o ensino que recebo no curso de Fisioterapia da Univás me faz crescer cada dia mais e me deixa pronta para o mercado de trabalho”, afirma Isabella Gomes.

A ONCOMINAS garantiu aos trabalhos premiados a seguinte quantia em dinheiro: 1º lugar R$ 500,00; 2º lugar R$ 300,00 e 3º lugar R$ 200,00. Além do prêmio em dinheiro os vencedores receberam a Placa “Destaque Iniciação Científica Oncominas 2021- Jovem Pesquisador” e Certificado de trabalho premiado no XVIII Congresso de Iniciação Científica.