Univás realiza congresso Nacional e Internacional de Estudos da Linguagem 2019

09/10/2019

A abertura do VIII Encontro Nacional e VII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem - Enelin 2019 foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 9 de outubro, no Marques Plaza Hotel. O evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL), por meio do seu Núcleo de Pesquisa em Linguagem (Nupel), em parceria com as Pró-reitorias de Pós-graduação e Pesquisa e de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), contou nesta edição com cerca de 450 participantes inscritos.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, José Dias da Silva Neto, que representou o reitor Antônio Carlos Aguiar Brandão na solenidade, fez a abertura do congresso. Ele ressaltou a importância do evento internacional que é resultado do trabalho do PPGCL, um programa reconhecido e consolidado no Sul de Minas. A mesa solene foi composta também pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, Antônio Homero Rocha de Toledo; o diretor da Unidade Fátima, Rodrigo Lima do Nascimento; a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, professora Paula Chiaretti; a coordenadora adjunta do programa, professora Joelma Pereira de Faria Nogueira.

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, professora Paula Chiaretti, falou sobre o ENELIN. “É um evento que celebra a projeção que o programa e a Universidade proporcionam ao congregar pesquisadores nacionais e internacionais, permitindo que um verdadeiro campo de diálogo e reflexões se instalem entre as pesquisas desenvolvidas na região, no país e até mesmo fora dele. O Enelin tem se consolidado como um espaço de diálogo e de reflexão sobre os diferentes fenômenos da Linguagem e também sobre Arte e Cultura, que terá destaque nesta edição, buscando fortalecer o intercâmbio e o espaço de reflexão sobre as pesquisas desenvolvidas no âmbito das Ciências da Linguagem”.

O tema principal do VIII Encontro de Estudos da Linguagem e VII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, que acontece de 09 a 11 de outubro, é “Linguagem, Arte e o Político”.

O Enelin 2019 conta, nesta edição, com convidados internacionais, bem como de diferentes regiões do Brasil para as conferências e mesas-redondas. A programação do evento contempla  Sessões Coordenadas, Comunicações Individuais, Apresentação de Pôsteres, Lançamento de Livros e Atividades de Arte e Cultura.