Pesquisas conjuntas da Univás e Universidade do Minho são publicadas em Portugal

23/10/2019

As professoras Neide de Brito Cunha e Susana Gakyia Caliatto, do Mestrado em Educação da Univás participaram do “VII Seminário sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho” de 09 a 11 de setembro na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. O evento preparado pelo Grupo de Investigação sobre Cognição, Aprendizagem e Desempenho (GICAD) socializa suas produções anuais. Ao mesmo tempo, as professoras participaram do II Colóquio Internacional de Psicologia Escolar, organizado pela Universidade de Brasília (UNB) em parceria com a Minho.

O GICAD é um grupo internacional de pesquisa que agrega os países de língua portuguesa e espanhola (http://gicad.org/1/). A participação das professoras no GICAD é de expressão significativa para a internacionalização dos seus trabalhos desenvolvidos na Univás. Neste ano a professora Neide participou de um Simpósio a convite da professora Evely Boruchovitch (Unicamp), onde apresentou o trabalho intitulado “Estratégias de aprendizagem e motivação para aprender de alunos de pedagogia”.

A professora Susana apresentou a Conferência intitulada “Procedimentos e Métodos de Estudo no Ensino Superior (EPME-ES): Desenvolvimento de escala”. Este trabalho é resultado de sua conclusão de Pós-doutorado que foi orientado em 2018 pelo Professor Catedrático Leandro S. Almeida da Universidade do Minho, Portugal. Além disso, foram apresentados pela mesma professora, três pôsteres com resultados de pesquisas de sua orientação que foram defendidas por mestrandos egressos da Univás. Os trabalhos foram: “Levantamento de práticas pedagógicas de inclusão escolar: A experiência no ensino fundamental”, de Simone Luzia de Oliveira; “O processamento da informação visual em crianças na alfabetização”, de Alessandra de Melo Isaac Silveira; e “Devolutiva da avaliação da aprendizagem: A perspectiva na visão do aluno de Ensino Superior”, de Adival Aparecido de Oliveira.

As professoras comentam que a importância de suas participações nos grupos de pesquisa e eventos internacionais proporciona, além da divulgação da instituição a que pertencem, a atualização das formas de pesquisar e acesso aos dados mais importantes na área a que pertencem – a psicologia educacional. Segunda Suzana, “é também uma grande oportunidade para conhecer novas experiências e realidades educacionais”, e Neide complementa dizendo que se trata de “uma ocasião rica de intercâmbios de conhecimentos e novas parcerias de pesquisa”. As professoras agradecem o apoio de seu grupo de colegas professores do Mestrado em Educação da Univás e a coordenadora Neide Pena, pelo incentivo.