Membros do PET-Saúde da Univás participam de encontro de avaliação e confraternização

05/12/2022

A coordenação do projeto PET-Saúde 2022 da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou no último sábado, dia 3 de dezembro, uma reunião geral para avaliação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano. “Essa reunião, que chamamos de PETNIC, aqui na Unidade Fátima, tem como foco a saúde dos membros do projeto. Participaram da reunião, que culminou em uma confraternização, professores e alunos dos cinco grupos tutoriais do PET-Saúde. O encontro contou também com atividades físicas monitoradas por acadêmicos do curso de Educação Física, coordenados pelo professor Rodrigo Pereira. Os membros do PET também mostraram seus dons artísticos durante show de talentos”, conta a coordenadora, professora Silvia Mara Tasso, que também é a pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás.

Silvia explica que o PET-Saúde é um programa que objetiva a qualificação da integração do ensino com a realidade dos serviços de saúde, aprimorando, na prática, as competências dos profissionais da saúde, dos docentes das universidades, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.

Os projetos contemplam ações de assistência e gestão em saúde. Ao todo foram aprovadas cinco equipes, sendo duas para atura em Congonhal e três em Pouso Alegre. “Nosso grande diferencial é que sabemos trabalhar com populações bem distintas. Nossa universidade consegue atuar com sucesso tanto na cidade de Congonhal quanto na de Pouso Alegre, que possui o maior prestador do SUS na região que é o Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Mostramos todo o potencial dos municípios e como nossa Universidade está inserida nesse contexto”, explica a professora Silvia.

O objetivo do PET-Saúde é promover a integração ensino-serviço comunidade com foco no desenvolvimento do SUS. “O projeto, que traz grande visibilidade para marca Univás, envolve 40 alunos e dez professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição. Os ganhos para os alunos são enormes com a experiência e a prática de campo que fazem toda a diferença na vida acadêmica”, analisa Silvia.