Pesquisadores do PPGEduCS da Univás participam de reunião Regional da Anped

05/12/2022

Pesquisadores (docentes e discentes) do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade (PPGEduCS) da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) participaram, por meio da comunicação de resultados de pesquisas  e outras atividades acadêrmicas, da 15ª Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) da região sudeste.

O evento foi realizado no período de 29 de novembro a 2 de dezembro de 2022 em formato híbrido, tendo parte da programação presencial na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e parte on-line. A programação do evento compreendeu, além das conferências de abertura e de encerramento; cinco mesas temáticas diárias, encontros dos Grupos de Trabalhos (GTs), lançamento de livros, atividades culturais e reuniões de Fóruns da ANPEd e de Associações Científicas na área da Educação.

Os pesquisadores do PPGEduCS que participaram da ANPED- Sudeste com apresentação de resultados de pesquisas foram os seguintes:

Juventudes, Protagonismos e docência (Me. Alexandre Marini e Dr. Atílio Catosso Salles / orientador) – Grupo de Trabalho 5 – Estado e Política Educacional

A segmentação do ensino médio brasileiro e a produção das desigualdades educacionais (Dr. Cássio José de Oliveira Silva) – Grupo de Trabalho 14 – Sociologia da Educação.

Ainda durante o evento, os coordenadores do PPGEduCS, Dr. Atílio Catosso Salles e Dr.a. Joelma P. Nogueira de Faria participaram da reunião do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPREd), que é uma instância permanente de organização dos associados institucionais da ANPEd.

Além disso, o professor do PPGEduCS, Cássio José de Oliveira Silva, participou do lançamento oficial da publicação de seu livro intitulado “O Ensino Médio em foco: a face oculta do ENEM e das desigualdades educacionais no Brasil” (Ed. Dialética, 2022).

A ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - é a maior entidade científica da área da Educação no Brasil e congrega programas de pós-graduação stricto sensu em educação, professores e estudantes vinculados a estes programas e demais pesquisadores da área. Ela tem por finalidade o desenvolvimento da ciência, da educação e da cultura, dentro dos princípios da participação democrática, da liberdade e da justiça social.

Dentre seus objetivos destacam-se: fortalecer e promover o desenvolvimento do ensino de pós-graduação e da pesquisa em educação, procurando contribuir para sua consolidação e aperfeiçoamento, além do estímulo a experiências novas na área; incentivar a pesquisa educacional e os temas a ela relacionados; promover a participação das comunidades acadêmica e científica na formulação e desenvolvimento da política educacional do País, especialmente no tocante à pós-graduação.