Univás realiza II Encontro Sul Mineiro de Bioética e Encontro de Egressos

25/11/2019

Na última quinta-feira, dia 21 de novembro de 2019, o Programa de Mestrado em Bioética da Univás realizou o II Encontro Sul Mineiro de Bioética, ao mesmo tempo, realizou-se também o II Encontro de Egressos do Mestrado em Bioética. O evento trouxe como tema “Direitos Humanos, Meio Ambiente, Saúde e Educação”, proposto pela Sociedade Brasileira de Bioética, buscando estimular de forma concreta a condução de posturas éticas que repercutam em propostas capazes de interferir na realidade atual do país. A cerimônia abertura contou com a presença do Pró-Reitor de Pós Graduação e Pesquisa da Univás, Prof. Dr. José Dias da Silva Neto, o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Prof. Me. Antônio Homero Rocha de Toledo, a coordenadora do Programa de Mestrado em Bioética, Profa. Dra. Camila Claudiano Quina Pereira, o coordenador adjunto do Programa de Mestrado em Bioética, Prof. Dr. José Vítor da Silva e a coordenadora do II Encontro Sul Mineiro de Bioética, Profa. Dra. Dênia Amélia Novato Von Atzingen.

Realizada no Salão do Hotel Marques Plaza, a conferência de abertura contou com a palestra “Democracia, Saúde e Direitos Humanos”, proferida pelo Prof. Dr. Reinaldo Ayer de Oliveira (USP). Em sua fala, o palestrante chamou atenção para aspectos éticos presentes na realização de pesquisas com seres humanos, para o desenvolvimento tecnológico e a necessidade urgente de pensarmos em uma ética para o futuro. Num segundo momento, a Profa. Dra. Luciana Dadalto (Luciana Dadalto Sociedade de Advogados), realizou outra conferência, intitulada “O estado da arte do testamento vital no Brasil”, momento em que compartilhou com os presentes as questões mais prementes na discussão atual no Brasil e no mundo sobre testamentos vitais e as implicações que tais documentos acarretam para o fazer médico e para as relações entre médico, paciente, morte e vida.

Para além das conferências, o evento contou também com a exposição de trabalhados em forma de pôsteres, momento em que alunos de graduação, mestrado, egressos e outros pesquisadores apresentaram suas pesquisas, fomentando, dessa forma, um espaço de discussão acadêmica sobre os temas pertinentes à bioética. Por fim, foram realizados Grupos Temáticos a partir de temas diversos, tais como: a água e as futuras gerações; biotecnologia e o princípio da precaução; educação, meio ambiente e direitos humanos; dilemas bioéticos nas questões de saúde; bioética no contexto do envelhecimento e da longevidade; bioética e saúde coletiva.

A comissão organizadora do evento premiou os três melhores trabalhos com o Prêmio Léo Pessini, tendo reconhecido, ainda, um trabalho como menção honrosa. O evento contou com a participação de mais de cem pessoas, entre estudantes de graduação, mestrandos, doutorandos, professores e pesquisadores da Univás e de outras instituições. O evento contou ainda com uma exposição artística do desenhista Prado Neto. Prado Neto já expôs seus trabalhos em Lucknow – Índia, na galeria Roshni Art Gallery, e também esteve administrando workshops em uma escola Sueca KUNSKAPSSKOLAN, também situada na cidade de Lucknow. Atualmente mora em Pouso Alegre MG.